Aeroporto de Maricá prevê triplicar arrecadação e gerar mais empregos na cidade

A projeção para o ano que vem se deve à construção de novos pátios, hangares e postos de abastecimentos de aeronaves

O aumento de operações no Aeroporto de Maricá vem tendo impacto positivo no caixa, o que aquece a economia da cidade e gera mais emprego e renda. Neste ano, após a chegada da Líder e o aumento das operações da Omni Táxi Aéreo, a arrecadação deve chegar a R$ 6 milhões. A previsão é que, em 2024, esse valor triplique, chegando a R$ 18 milhões.

Parte da equipe comercial do Aeroporto de Maricá: O assistente técnico Kauê Christo, o superintendente comercial, Luiz Eduardo Silva e o coordenador comercial, Thiago Gusmão Foto: Paulo Ávila

“Temos trabalhado muito o processamento de passageiros. Tivemos um aumento de 380% em relação ao terceiro trimestre do ano passado”, diz Luiz Eduardo, superintendente de Operações Comerciais da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela gestão do aeroporto.

Em 2022, no terceiro trimestre, foram cerca de 2.200 passageiros. No mesmo período deste ano, foram mais de 10.5000. “Atualmente, são entre 300 e 450 passageiros por dia; até o fim do ano serão 680”, afirma o superintendente.

Segundo ele, a projeção para o ano que vem se deve à construção de novos pátios, hangares e postos de abastecimentos de aeronaves. As entregas serão feitas entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2024.

Geração de empregos

Quase 100% da mão de obra das empresas que estão no Aeroporto são de maricaenses. Segundo Luiz Eduardo, algumas fazem a seleção por meio do próprio plano e outras recrutam por meio do Sine, na Rua Carlos Rangel, 51.

O superintendente Comercial do Aeroporto de Maricá, Luiz Eduardo Silva Foto: Paulo Ávila

“O nosso principal cliente é a Petrobras. Temos, também, duas das três maiores empresas de offshore do mercado, que é a Líder e a Omni Táxi Aéreo. Nós estamos em conversa com a terceira empresa, que até o fim do ano vai estar operando no Aeroporto de Maricá”, diz o superintendente.

“Temos também a Shell, que é a Luz do Oriente, fornecedora de combustível e a Asa Brasil, uma das novas parceiras que já está se instalando, com sala e também com contratações”, acrescenta.

Tarifas competitivas

Os principais aeroportos que se comparam com o de Maricá são os de Cabo Frio, Macaé e São Tomé, que também operam no offshore, levando passageiros até as plataformas de petróleo da Petrobras. A tarifa do Aeroporto de Maricá é mais baixa que a dos concorrentes.

Entre os serviços, o aeroporto oferece espaço para publicidade no Terminal de Passageiros, salas comerciais, serviço de hangaragem, pouso e decolagem, além do Programa de Eficiência Logística (PEL), o AutoPark e a Mumbuca Verde, unidades de créditos sustentáveis a que todas as empresas que prestam serviço para o Aeroporto aderiram.

“Hoje, nós somos um aeroporto jovem, mas com grandes atrativos. Além de tudo, nós temos uma distância pequena até as plataformas: até 200 quilômetros, o que ajuda na economia do combustível da aeronave. Estamos a 70 quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e do Galeão, e muito próximo do Rio de Janeiro”, analisa Luiz Eduardo.

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