O projeto Maricá Turismo 2019 consiste no desenvolvimento de alternativas para fomentar o aumento de turistas em Maricá e fazer com que os munícipes possam conhecer toda a potencialidade natural e cultural que a cidade tem a oferecer por meio de avaliação de competitividade turística e desenvolvimento da estratégia de marketing.

Aconteceu na última quinta-feira, 24 de abril de 2019, na Prefeitura Municipal de Maricá, o lançamento da metodologia para a elaboração do plano de marketing com os representantes da empresa Prisma Consultoria em Marketing e Turismo, que busca criar mecanismos de incentivo à cultura local, além do Presidente da CODEMAR, José Orlando Dias, os Secretários Municipais, o Presidente do instituto Darcy Ribeiro e o Prefeito Fabiano Horta.

Para o Prefeito Fabiano Horta, o Município por si só já possui atrativos que faz com que as cidades vizinhas frequentem Maricá: “vamos trabalhar para que a gente construa os componentes de infraestrutura que vão direcionar a cidade para ter uma indústria turística viva. Tenho a absoluta consciência que Maricá é a cidade para atividades de trilha, temos montanhas, o Espraiado, pontos religiosos e culturais que possuem características atrativas”, avaliou.

Já José Orlando Dias acredita que o turismo é de vital importância para o aquecimento da economia local: “o alto fluxo de turistas na cidade alavanca e melhora o comércio de maneira ascendente, com isso, investir no turismo de maneira entusiasta, faz a cidade crescer e se tornar um símbolo para todos”, concluiu.

A Prisma tem mais de vinte anos de experiência em consultoria empresarial e está presente em dezenas de estados, sendo representada por Márcia Grespan Godinho, Tânia Brizolla e Fábio Godoh, além do ex-ministro do Turismo, Milton Zuanazzi. Os consultores pontuaram que a cidade tem potencialidade turística de impacto global. Com isso, explicitaram o Projeto Maricá Turismo 2019, que será dividido em três etapas: Diagnóstico e Plano Emergencial, Elaboração e Implementação do Plano e Entrega do Plano e Fechamento.

Essa consultoria visa o aumento de turistas no Município, elencando estratégias e ações necessárias para melhorar a competitividade de Maricá, enquanto destino turístico, elaborando consultorias em workshops, reuniões, eventos, formatação de atrativos âncoras, organização de calendários de eventos e organização da governança para o turismo, além de prever o direcionamento para a marca turística do destino.

Maricá é uma das cidades brasileiras que dispõe de diversas riquezas naturais, históricas e religiosas. Com isso, a CODEMAR, por meio de parceria com a empresa de Consultoria turística, Prisma, busca implementar projetos com o foco no desenvolvimento turístico de Maricá, evidenciando uma nova fonte de receita, por meio da economia turística, resultando na expectativa de maiores ofertas de emprego, aquecimento das vendas e aumento da rotatividade de pessoas no comércio da cidade.

Por Roberval Silva.