A assinatura do contrato da construção do Parque Tecnológico idealizado pela Codemar será executado junto com a ganhadora licitante do contrato, o Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP. O contrato foi assinado no dia quatro de julho, na sede da Codemar.

 A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR deu a largada rumo ao desenvolvimento em grande escala global com a assinatura da construção de um Parque Tecnológico em Maricá-RJ.

A reunião teve a presença do Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula; do Diretor-Presidente do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antônio Raupp; do Secretário de Governo do Município de Maricá, João Mauricio; do Secretário de Ciência e Tecnologia, Sérgio Mesquita e do Presidente da Codemar, José Orlando Dias.

O Parque Tecnológico de Maricá (PqTecMar) é um dos projetos mais inovadores desenvolvido pela Codemar. A Prefeitura e a Codemar, gestora do projeto, assinaram o contrato com a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (PQTEC) para estruturação e implantação de infraestrutura de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia em Maricá.

“O Parque Tecnológico de Maricá será um ambiente propício para promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Num só local vamos concentrar empresas de base tecnológica, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, incubadoras de negócios, além de laboratórios e centros de pesquisas”, afirma José Orlando Dias, presidente da Codemar, lembrando que o Parque Tecnológico de Maricá ainda terá a parceria do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Há um ano, a Codemar, junto à Prefeitura, assinou um protocolo de intenções com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, que precedeu a assinatura do contrato para cooperação na implantação do ambiente de inovação.

“Ser escolhido é um reconhecimento e indicativo de que as metodologias e o modo de trabalhar do Parque Tecnológico São José dos Campos estão ganhando espaço. Ajudar a criar o Parque de Maricá tem um grande valor para nós, não só porque estamos ampliando nossa atuação em outras áreas geográficas, mas também em outros setores industriais. Temos ampla experiência no setor aeronáutico e de defesa que pode ser transposto para a área de petróleo e gás. Encaramos este momento como uma grande oportunidade de atuar em outras áreas e com outros parceiros importantes do ponto de vista tecnológico. Para nós, não significa somente ganhar um contrato, mas, principalmente, ganhar uma oportunidade para atuar em setores novos com parceiros com atuação significativa na área”, disse Marco Antônio Raupp, diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

“Vários setores de desenvolvimento, os principais são: óleo e gás, energia, cidades inteligentes, desenvolvimento de games, uma série de atividades econômicas que a gente prevê que estarão dentro do parque. No processo de desenvolvimento do parque qualquer outro setor de base tecnológica pode se instalar nele, pode ter toda condição de se desenvolver. Eles são o maior parque tecnológico do país e o único que tem de fato uma integração do setor produtivo, industrial com o desenvolvimento do município. Maior gerador de impostos e emprego para o município, o Parque Tecnológico de São José dos Campos é o nosso maior parceiro. Além deles, temos parceria com o parque tecnológico espanhol em Málaga”, explicou o Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula.

“Esse é um projeto de implantação do projeto de parque tecnológico dentro do município. A assinatura desse contrato tem como objetivo a efetivação do parque em  Maricá, a assessoria que a gente precisa para colocar em funcionamento tudo aquilo que a gente vem estudado ao longo desses dois últimos anos. A gente começa com os seis primeiros meses para ajustes, elaboração e geração de pontos para a implantação do projeto, após isso, construção da sede”, afirmou o Presidente da Codemar, José Orlando Dias.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos é referência no país em promoção de ciência, tecnologia e inovação, agregadas ao empreendedorismo. Ambiente que estimula a cooperação entre empresas e instituições de pesquisa para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O parque está instalado em uma área de cento e oitenta e oito mil metros quadrados. Cerca de seis mil pessoas transitam diariamente naquele espaço. Essa parceria entre os municípios de Maricá e São José dos Campos trará para Maricá oportunidades de negócios e empregos.

Por Roberval Silva.