O Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR, José Orlando Dias, e o Diretor de Desenvolvimento, Carlos Guimarães, estiveram na Itália no dia 18 de março. Foram negociar com as empresas prestadoras de serviços de tecnologia com foco em segurança, operações de táxi-aéreo e que abrangem operações de manutenção e treinamento de aeronaves e drones.

Na segunda-feira, primeiro de abril, a CODEMAR anunciou novidades que trarão a Maricá oportunidades de negócios, principalmente no que diz respeito a parcerias com empresas italianas. Ambas desenvolverão projetos tecnológicos de segurança e vigilância que vão gerar efeitos industriais e de conhecimento.

Nos dias 2 a 5 de abril, a CODEMAR participará no Brasil da mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD, no Rio Centro. O evento marcará a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com uma empresa italiana para a melhoria nas áreas de segurança urbana, manutenção e treinamento de aeronaves. Este acordo resultará em um crescimento considerável na oportunidade de empregos na economia local, geração de renda, aumento de arrecadação de impostos e atrações de novos negócios para o Município.

De acordo com o Presidente José Orlando, todo esse esforço em buscar parcerias dentro e fora das fronteiras é um trabalho que já vem sendo feito com o Ministério de Desenvolvimento Italiano e com algumas empresas ligadas aos serviços de offshore e tecnologia: “nossa ida à Itália foi para negociar com estas empresas a vinda delas para Maricá. Algumas delas já estão a caminho do mercado brasileiro e a gente tem lutado para que o posicionamento delas seja aqui no Município”, conclui.

O aeroporto de Maricá, estrategicamente localizado numa área de exploração offshore, tem atraído para a região grandes empresas deste setor, dentro e fora do Brasil, o que chamou a atenção das maiores empresas italianas, que estão interessadas em implantar suas bases na cidade. Todo esse processo gerará atividades que impulsionarão a geração de um novo mercado e fomentarão a qualidade dos serviços offshore na cidade de Maricá.

Por Roberval Silva.