A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR, com foco em melhores condições de trabalho de seus funcionários, lançou o edital para a composição dos agentes da CIPA. Ao todo foram cinco inscritos. A eleição acontece no dia 18 de julho.

A eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Codemar acontece na segunda quinzena de julho. Uma oportunidade de apresentação de propostas pelo corpo de trabalho para expor melhorias das atividades desenvolvidas pela Companhia.

A CIPA é uma comissão constituída por representantes dos empregados, eleitos numa eleição de voto direto e secreto, e por representantes do empregador. Estes atuam na promoção à segurança e saúde dos trabalhadores. A comissão será composta pelos dois candidatos dos empregados mais votados; o primeiro colocado, titular, e o segundo, suplente, e mais dois indicados pela empresa, o primeiro indicado, titular, e o segundo, suplente.

Os Inscritos para a eleição são:

  • Francine Meirelles Marins Braga (Setor Administrativo)
  • Géssica Pereira dos Santos (Setor de Áreas Públicas)
  • Gracielle C. C. Neves (Setor Comercial)
  • Heber dos Santos Nunes (Setor Aeroporto)
  • Saulo da Silva Sampaio (Setor Áreas Públicas)

A Codemar entende que é preciso priorizar o bem-estar dos colaboradores. Com isso, a empresa incentiva que seu corpo de trabalho busque autonomia, dedicação, comprometimento e maior participação dos empregados e do empregador.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA exerce um importante papel nas empresas no âmbito da segurança e saúde do trabalho, pois busca tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável, resultando à empresa uma maior produtividade, a diminuição dos custos, a motivação dos funcionários e a redução do índice de acidentes e doenças ocupacionais.

Portanto, além de buscar atender os requisitos da norma regulamentadora NR 5 do Ministério do Trabalho e Emprego, a implantação da CIPA é de fundamental importância para o êxito das empresas.

Por Roberval Silva.