A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR participou na primeira quinzena de junho de uma das maiores feiras de turismo das Américas, a Fiexpo Latino-América no Chile.

A Fiexpo é o local ideal para quem busca entrar em contato com os principais diretores de associações profissionais além de importantes representantes de agências de viagens, meeting planners e organizadores de eventos corporativos de todo o continente americano. A Feira é gratuita, entretanto somente aberta para pessoas e empresas relacionadas às atividades turísticas.

A Fiexpo é reconhecida pelo ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) como a feira de referência do setor na América Latina, da qual participam quase todos os países do continente. A feira combina reuniões de negócios, capacitação e networking, além da realização do Foro Político Latino-americano sobre o Turismo de Reuniões, com a participação de ministros, secretários, prefeitos, parlamentares e governadores do continente, com a finalidade de debater políticas conjuntas para o desenvolvimento turístico.

Para a Superintendente de Desenvolvimento, Comércio e Indústria da Codemar, Tânia Recalde, a ideia principal da participação no evento foi de conhecer novas oportunidades de negócio por meio do turismo da América do Sul: “tivemos uma experiência muito boa. Ficamos interessados com a iniciativa do Chile, que está reorganizando a região dos Lagos Andinos, localizada ao norte da Patagônia. Eles estão investindo muito em serviços e possuem uma rica agenda voltada para o turismo. Isso tem muito a ver com o nosso perfil; entretanto, nossa exploração de serviços é nosso grande desafio nesse segmento”.

Tânia Recalde afirmou que a Codemar está indo pelo caminho certo e que um dos grandes projetos para a Companhia hoje é investir no turismo e capacitá-lo na cadeia produtiva em Maricá: “a participação da Companhia que mais investe em Maricá na Fiexpo foi muito importante porque tivemos diálogos com outros setores turísticos de países vizinhos. Fazer esse intercâmbio de conhecimento com um público que explora turismo de qualidade é gratificante. Apresentamos passos estratégicos que buscamos implantar em Maricá. Foi muito boa a relação com a iniciativa privada, com as agências de turismo e operadores de bandeiras de hotel”.

A Codemar busca implementar projetos de atividades turísticas como alternativa para a continuidade do desenvolvimento econômico de Maricá, evidenciando uma nova fonte de receita que resultará na expectativa de maiores ofertas de emprego, aquecimento das vendas e aumento da rotatividade de pessoas no comércio da cidade.

Por Roberval Silva.