Codemar promove roda de conversa sobre direitos das mulheres

Pesquisadora, professora e ex-reitora da UERJ lembra datas importantes sobre as conquistas do público feminino

“Mulher, direitos e respeito” foi a pauta da roda de conversa realizada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) nesta quarta-feira (27/03). A programação faz parte das ações do Mês da Mulher voltadas para os colaboradores da instituição.

Cláudia Gonçalves Lima, pesquisadora, professora e ex-reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi a convidada para comandar o “Café com direitos”, onde foi destacada a trajetória de luta pelos direitos das mulheres.

Foto: Leonardo Fonseca

“Quando eu recebi o convite da Codemar para debater a questão da mulher, direito e respeito no mês de março, que é o mês que a gente celebra as conquistas e a luta feministas, eu me senti muito contente. Nesta manhã, aqui na Codemar, com as trabalhadoras e os trabalhadores, tivemos uma reflexão em torno do longo tempo de luta das mulheres”, comentou.

A professora lembrou que as mulheres só tiveram o direito de estudar além do fundamental em 1827; trabalhar sem a permissão do marido veio apenas com lei de 1962; e somente em 2006 a lei Maria da Penha veio dar algumas garantias de resguardo da vida da mulher.

Para o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, foi uma manhã especial com uma aula de conscientização e valorização das mulheres, sendo oportunidade para criar reflexão.

“A luta pela igualdade da mulher não é uma luta só das mulheres, é também dos homens e da sociedade como um todo. Esse evento não é só para marcar comemoração, mas uma atividade de valorização dos nossos funcionários e funcionárias. A gente tem feito atividades como essa com o objetivo de capacitar e criar momentos de reflexão. Isso não apenas melhora o ambiente de trabalho, como também faz a gente crescer na nossa cidadania”, apontou o presidente.

Foto: Leonardo Fonseca

Plateia participativa

Os colaboradores tiveram a oportunidade de falar durante a programação. A diretora de Administração e Finanças, Silvana Guimarães, agradeceu a presença da professora convidada e também a quem esteve presente.

“É um momento para a gente pensar e ter consciência crítica sobre o nosso papel na vida, no trabalho, na nossa casa e na nossa família. Eu estou feliz que há muitos homens aqui. Isso é bom, porque a luta não é só nossa. Temos muita coisa para caminhar ainda, e eu quero que os homens estejam junto com a gente”, disse.

A diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge, completou. “A professora Cláudia nos deu uma aula aqui, não só para as mulheres como para os homens também”.

Foto: Leonardo Fonseca

A diretora de Planejamento da Codemar, Margareth Raquel, ressaltou que a escolha do tema foi muito pertinente: “A nossa pauta é sempre de deveres, então é importante a gente parar e refletir também sobre os nossos direitos”.

ElaProtegida

No início do mês, a Prefeitura de Maricá, Codemar e Secretaria Municipal de Políticas de Defesa aos Direitos das Mulheres firmaram parceria para oferecer à população uma plataforma para agilizar e facilitar denúncias de violência contra mulheres. Trata-se do web app ElaProtegida, que funciona dentro do próprio navegador. Ele será disponibilizado em breve.

A plataforma se somará às políticas públicas já exercidas, fortalecendo as formas de denúncia, prevenção e monitoramento de casos de violência contra a mulher, representando um avanço significativo para a gestão pública em termos de proteção e apoio às mulheres em situações de violência.

Programas

Notícias

Plataforma solidária de vendas desenvolvida por Maricá se destaca na Rio Artes 2024

Palestra sobre o Compre.Rio e estande com iniciativas da cidade chamaram a atenção em evento na Cidade Nova O marketplace de comércio solidário desenvolvido por...

Maricá Games mostra o lado educativo dos jogos eletrônicos

Milhares de estudantes de Maricá e cidades vizinhas já passaram pelas arenas e oficinas do maior evento gamer do estado do Rio Maior evento de...

Aulas de Handebol atende mais de 1800 alunos da rede de ensino de Maricá

Mais de 1800 alunos das escolas de Maricá foram atendidos durante três dias em uma clínica/aula promovida pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), em...