O Seminário Empresarial de Turismo de Maricá promoveu debates e palestras para melhorar estratégias de pensar o turismo em Maricá. O evento trouxe uma novidade para a cidade, o lançamento do “MARICÁ 2030”.

O seminário realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR e Prefeitura Municipal de Maricá junto à Secretaria de Turismo aconteceu no dia 29 de maio e teve por objetivo pontuar erros e acertos do setor empresarial da cidade, incentivando a criação de mecanismos para melhoria dos agentes responsáveis em girar a roda da economia, por meio do lançamento do Programa Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável – Maricá 2030.

A solenidade teve início com a mesa diretora formada pelo Secretário de Turismo, Robson Dutra; pelo Presidente da CDL-Maricá, Paulo Santos; pela Sócia Diretora da empresa Prisma Consultoria, Tânia Brizola; pelo Presidente da CODEMAR, José Orlando Dias; pelo Secretário Municipal de Trabalho, Frank Costa; pelo Presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureau (FCVB-RJ), Marco Navega; pelo Coordenador de Projetos da FCVB-RJ, José Alexandre Almeida; pelo CEO da empresa SBTUR Viagens, Milton Suanazzi e pelo Presidente do Maricá CVB, Paulo Santos.

A cereja do bolo foi a criação do projeto “Maricá 2030”, que visa explorar toda a potencialidade turística de Maricá, algo que gerará rentabilidade e novos empreendimentos para a cidade, de forma consciente e sustentável. Pensando nisso, vários temas foram abordados, como por exemplo: o novo turismo e a ampliação de oportunidades de negócios para os destinos.

Durante as palestras foram discutidas soluções para que Maricá disponha de um processo de desenvolvimento turístico. Foi apresentada aos empresários a existência de uma unidade de processo organizacional da atividade turística, além de um projeto de desenvolvimento sustentável em análise, que trata do processo de organização de atividade do plano de marketing e competitividade.

Tania Brizola, sócia diretora da empresa Prisma Consultoria, que pela primeira vez participou do seminário, palestrou acerca do Marketing 4.0 e apresentou dados concretos sobre um real planejamento turístico: “o seminário foi bem relevante para a cidade, primeiro, porque demonstra uma vontade que a comunidade de Maricá, empresários e a Prefeitura têm acerca de tratar do turismo como, realmente, uma atividade econômica capaz de gerar renda e emprego para todos e também ser vista como uma possibilidade de trazer um desenvolvimento sustentável, sendo que o Município tem mais de 60% de área de proteção, e o turismo é fundamental para isso. O evento teve um número muito significativo de participantes, a maioria dos presentes era do setor hoteleiro, da gastronomia, inclusive tinha jovens, que são muito importantes para a construção do desenvolvimento”, explicou.

Já o Presidente da CODEMAR, José Orlando Dias, pontuou todo o percurso para a criação da CODEMAR e explicou quais são os objetivos concretos da empresa: “somos uma Companhia que tem gerado impacto na cidade. Somos um Município com capacidade e estrutura de altos investimentos. No mês de abril, conseguimos assinar com a empresa italiana Leonardo um Memorando de Entendimento – MoU, que para nós é uma segunda âncora dentro de Maricá, a Petrobras é a primeira. Hoje a cidade dispõe da logística offshore que irá desenvolver uma grande vocação de Maricá que é o turismo. Ao longo desses dois anos colocamos força nas tarefas desenvolvimentistas no aeroporto, fazendo com que a roda da economia girasse. Vale dizer que o petróleo é produzido num grande espaço limite de Maricá, naturalmente isso nos coloca na condição de explorar a produção de serviços offshore, aproximando-nos dos principais players, como no caso a maior operadora de atividades offshore que é a Petrobras. Hoje temos um aeroporto funcionando em uma operação que se inicia e vai crescer muito. Só nesse primeiro momento, centenas de pessoas por dia utilizam desse equipamento”, concluiu.

Ainda em sua fala, o Presidente da CODEMAR anunciou a confirmação da instalação do Parque Tecnológico em Maricá. Informou que a empresa licitante ganhadora foi a da cidade de São José dos Campos – SP, mantendo assim, contrato com a INT.

O seminário foi promovido pela FC&VB-RJ e Maricá Convention & Visitors Bureau, com o apoio da CDL-MARICÁ, da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Maricá e do Conselho de Turismo da Região Costa do Sol – Rio de Janeiro – CONDETUR.

Por Roberval Silva.