Departamento de Controle Interno

Nilson Caldeira

Diretor

Nilson Vieira Caldeira é chefe do Departamento de Controle Interno da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Possui formação acadêmica em Matemática da Computação, pela Faculdade Celso Lisboa; e em Ciências Contábeis, pelo Centro Universitário Anhanguera; e pós-graduação em Gestão de Negócios de Varejo, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atuou como superintendente geral de Administração, Recursos Humanos, Logística e Licitação; e diretor interino de Administração e Finanças na Empresa de Saneamento de Maricá (Sanemar), além de assessor e coordenador administrativo e financeiro da Secretaria de Economia Solidária de Maricá e superintendente da Secretaria Executiva e Contabilidade Geral do município de Maricá. Também foi diretor interino de Obras e Projetos da Codemar.

Cristiane Fiuza

Subcontroladora do Departamento de Controle Interno

Cristiane Rangel Fiuza de Araújo Costa é subcontroladora da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) desde janeiro de 2021. Em 2018, exerceu o cargo de subsecretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência na Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Em 2019, foi diretora de Ciência e Tecnologia da Fundação de Apoio à Escola Técnica de Duque de Caxias. Posteriormente, foi controladora geral interna, de 2019 a 2020 na mesma empresa. Formada em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduanda em Direito pela Universidade Estácio de Sá, é pós-graduada em Licitações e Contratos Administrativos Municipais e pós-graduada em Controle Interno Municipal pela UNYPÚBLICA.

O que é?

O Departamento de Controle Interno atende à exigência legal, no entanto, a sua criação não se justifica apenas para atender os mandamentos decorrentes da legislação, mas, principalmente, para promover a otimização na alocação dos recursos públicos, evitando fraudes, erros e desperdícios que prejudicam a obtenção dos recursos pretendidos.

O Controle interno funciona como preventivo, mas também como suporte à gestão de negócios em suas mais variadas instâncias: planejamento estratégico; execução e controle de processos e; tomada de decisões críticas. São objetivos desta Política  assegurar que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso a informações tempestivas e confiáveis quanto aos riscos aos quais a Companhia de Desenvolvimento de Maricá está exposta; aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos institucionais da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, por meio da redução dos riscos a níveis aceitáveis;  proporcionar a eficiência e eficácia operacional, mediante execução ordenada, ética e econômica dos processos internos de trabalho; aperfeiçoar a governança e promover a integridade pública; assegurar a conformidade com leis e regulamentos aplicáveis, incluindo normas, políticas, programas, planos e procedimentos de governo e normas internas da Companhia; e encorajar a gestão proativa.

Como acessar

Rua Jovino Duarte de Oliveira, 481, Codemar / Aeroporto de Maricá, Galpão Central – Eldorado

Legislação que dá base

A Existência e ação do Controle Interno nas entidades da administração público municipal, do ponto de vista legal, são regidas pela Constituição Federal de 1988 (arts. 31,70 e 74), Instruções Normativas expedidas pelo Tribunal De Contas do Estado Do Rio de Janeiro, obedecendo também às disposições da Lei complementar nº 101/00 – Lei de responsabilidade fiscal e demais dispositivos legais.

Superintendência de governança

Superintendente Francinei Pascoal da Cruz

Contato para tirar dúvidas

Ramal: 3087

PROJETOS

  • Criação de novos manuais para contribuir no desempenho da companhia
  • Implantação da metodologia de Gestão de Riscos, dividida em etapas para a operacionalização – identificar, analisar, responder, monitorar, além de comunicar e reportar durante todo o ciclo de gestão (esta metodologia visa contribuir com o alcance dos objetivos propostos para os diversos processos, como também para atender dispositivos legais).
  • Treinamento/capacitação referente à Gestão de Risco para 22 colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), capacitação baseada na Política de Gestão de Riscos com integração dos departamentos.

Programas

Estrutura

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...