Comitiva de Rondônia visita Maricá para conhecer o Mumbuca Verde

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu uma comitiva do estado de Rondônia para conhecer projetos de sustentabilidade do Mumbuca Verde e deixou a cidade “animada com as perspectivas”. O programa, que oferece compensação de impactos ambientais provocados pela ação de empresas e pessoas físicas, pode ser um modelo a ser adotado pela unidade federativa que tem boa parte de seu território na Floresta Amazônica.

“Ficamos muito animados com as perspectivas que um projeto como o Mumbuca Verde pode gerar em receitas, aliando sustentabilidade e preservação ambiental”, avaliou Clarissa Barros, analista tributária e chefe do Núcleo de Ativos Ambientais de Rondônia.

Foto: Leonardo Fonseca

O maior diferencial do sistema em que opera o Mumbuca Verde (através do cálculo de serviços ambientais) para outros meios de mitigação de impactos ambientais.

Foto: Leonardo Fonseca

“Ao contrário do crédito de carbono, que é um passivo e uma promessa para o futuro, o Mumbuca Verde com os serviços ambientais protege a mata de pé, a conservação de áreas que não foram degradadas e que, recebendo esses recursos, é mantida, sem precisar dar espaço a atividades econômicas tradicionais, como abertura de pastos e lavouras”, explicou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar.

Os visitantes

Além de Clarissa Barros, integraram a comitiva rondoniense Daniel Soller, coordenador do Tesouro Estadual; e o auditor fiscal Wagner de Freitas. Eles foram recepcionados na Codemar pelo presidente, Hamilton Lacerda; pelo diretor de Gestão e Participação, Cristiano Brochier; e pelo superintendente do Mumbuca Verde, Davi Cohen.

Foto: Leonardo Fonseca

“O Mumbuca Verde é uma verdadeira ferramenta de fomento à preservação social, econômica e ambiental dos biomas da cidade por meio de estratégias inovadoras de materialização, precificação e valoração de ativos ambientais”, concluiu Daniel Soller, dando pistas de que pode surgir um projeto inspirado no Mumbuca Verde ou até mesmo uma parceria com a Codemar no futuro.

Como funciona

O Mumbuca Verde, através da plataforma Tesouro Verde, da empresa brasileira BMV Global, transforma em produtos os chamados “serviços ambientais”. Um complexo cálculo transforma em valores em reais os serviços que a mata e os animais nos oferecem, como a ciclagem de água, a polinização, a regulação do clima e outros. Para o cliente do Mumbuca Verde, no entanto, não há complicações: com base numa calculadora intuitiva, o empresário ou pessoa física informam o consumo de água, combustíveis e outros parâmetros e descobre o quanto precisa investir na preservação ambiental. O valor é mostrado e basta efetuar o pagamento.

Os membros da comitiva de Rondônia também foram ao Banco Mumbuca conhecer outras políticas sociais implementadas em Maricá.

Programas

Notícias

Em comemoração ao centenário de Berta Ribeiro, “Cine Quintal” leva ficção científica guarani à...

Evento fez parte da programação do seminário de celebração à antropóloga e contou com exibição dos filmes “Javyju” e “Para Berta, Com Amor” Outubro é...

Sob chuva, 4ª Corrida Cidade de Maricá agita Itaipuaçu com atletas profissionais e amadores

Competidores participaram das modalidades de 5km e 21km neste domingo (20) A chuva que caiu em Maricá neste domingo (20) não desmotivou nem um pouco...

Participantes da 4ª Corrida Cidade de Maricá recebem kits para a competição na Orla...

Disputa acontece neste domingo (20), em duas modalidades: 5km e 21km Os inscritos na 4ª Corrida Cidade de Maricá tiveram um gostinho do que vão...