Circuito Serra e Mar. Assim ficou definida a parceria entre os municípios de Maricá e Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado após a primeira etapa do intercâmbio promovido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Por dois dias, uma comitiva de Maricá apresentou os potenciais turísticos e as possibilidades de investimentos da cidade para integrantes do governo, empresários e população friburguense.

“Incentivar o desenvolvimento turístico é um dos papéis da Codemar. Essa ida a Friburgo foi uma oportunidade única para apresentar como Maricá está se preparando para receber novas indústrias, hotéis e turismo de lazer e rural. A Codemar tem esse papel de criar o ambiente para essas trocas de experiências e atração de investimentos”, avalia José Orlando Dias, presidente da companhia.

Os prefeitos Fabiano Horta e Renato Bravo assinaram um termo de cooperação para promover o desenvolvimento entre os dois municípios denominado de Circuito Serra e Mar de Turismo. “Esses processos do dia a dia que a gente gosta são fundamentais para que as cidades avancem. Há um leque de ações que podemos pensar e elaborar em conjunto, como na agricultura, criando um polo de agroecologia, já que Friburgo tem toda uma vivência consolidada no assunto. Também um pólo universitário, considerando que aqui também já se vive isso e queremos difundir essa expertise para Maricá”, disse Fabiano, que falou ainda da satisfação em assinar a parceria. “Somos os primeiros municípios do Conleste a firmar um acordo bilateral, que tenho certeza vai gerar renda e desenvolvimento para as nossas populações. Estamos abrindo as portas dos dois municípios para nos conhecer e para que nossos empresários vejam oportunidades”, afirmou.

Friburgo deverá visitar Maricá em janeiro de 2019 durante a alta temporada de verão. Durante esses dois dias na cidade da Região Serrana, Maricá levou a gastronomia típica, divulgou os atrativos turísticos, projetos sociais como a Moeda Social Mumbuca e os Vermelhinhos e de cooperativismo desenvolvidos pela Prefeitura.

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, destacou que o objetivo da parceria no turismo é o de levar em torno de mil pessoas de Nova Friburgo para Maricá, bem como no sentido inverso. “É dessas parcerias efetivas que Nova Friburgo quer e vai realizar muito mais. Nossa ida a Maricá deve ser em janeiro, e a ideia é levar nossos potenciais para apresentar por lá, incluindo um desfile de moda íntima, fitness e praia. Esse intercâmbio de turistas pode gerar algo em torno de R$ 15 milhões, em média, na economia local de cada município. É mais um incentivo para as cidades”, destacou o prefeito Renato Bravo.