Grupo de Trabalho do Plano de Desenvolvimento de Itaipuaçu faz reunião de avaliação

Integrantes de oito secretarias, autarquias, universidade e empresa refletiram sobre o plano apresentado pela Codemar

O grupo de trabalho sobre a Operação Urbana Consorciada de Itaipuaçu se reuniu, na segunda-feira (19/06), para avaliar em mais profundidade o Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental da Orla de Itaipuaçu. O documento apresentado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) mostra ações necessárias para o crescimento ordenado do bairro.

Reunião do grupo de trabalho do Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental de Itaipuaçu. Foto: Divulgação

Os órgãos receberam estudos que constam no plano e tiveram cerca de 10 dias para analisar com mais profundidade os trabalhos apresentados, verificar os impactos e apresentar contribuições e sugestões.

Participaram desta reunião representantes das secretarias de Urbanismo; Cidade Sustentável; e Desenvolvimento Econômico, Indústria, Petróleo e Portos; da autarquia Somar; das empresas mistas Codemar e Sanemar; da Coppe UFRJ; e da empresa de engenharia TCRE Consultoria.

Ao comentar a parceria estabelecida, o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda classificou de “momento histórico” a transversalidade de ações que serão construídas a partir desse grupo de trabalho.

“Essa parceria é um momento histórico, em que estabelecemos amplo diálogo para fazer o melhor projeto possível, da forma mais econômica e mais inteligente para beneficiar a cidade de Maricá”, destacou Lacerda.

Reunião do grupo de trabalho do Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental de Itaipuaçu. Foto: Divulgação

Segundo o presidente da Codemar, a companhia recebeu a missão de executar a interlocução entre diferentes entes e órgão públicos para otimizar as ações e os resultados.

Cristiane Jaccoud, diretora de Planejamento da Codemar, designada para compor e articular o grupo de trabalho, explicou que depois do primeiro encontro, onde foi apresentado o projeto, também foi enviado material para todos os atores envolvidos e nova reunião foi marcada.

Ela informou também que, em paralelo, a UFRJ foi chamada, uma vez que a instituição tem convênio de PD&I (Projeto, Desenvolvimento e Inovação) com a Codemar.
A diretora disse ainda, que projetos de análises feito pela UFRJ são convergentes com o da Orla de Itaipuaçu.

Durante a reunião, a UFRJ também apresentou os estudos que já vem desenvolvendo.

Segundo Cristiane, foram repassados os pontos principais da proposta da Codemar. Agora, com os atores mais familiarizados, a reunião foi ainda mais produtiva e todos os órgãos estão em sintonia.

“Cada um dos atores fez seus apontamentos ao plano e percebemos que esses apontamentos eram convergentes àquilo que já constava do plano”, disse Cristiane.

Mobilidade Urbana

A Secretaria de Urbanismo designou Mônica Campos, da área de Planejamento Urbano e Gestão da Cidade, para colaborar com o Grupo:

“Tivemos a oportunidade de compartilhar informações relevantes sobre o Plano Diretor e Plano de Mobilidade, visando fortalecer a cooperação e integração entre as diversas áreas envolvidas. Essa troca de informações vai auxiliar um planejamento mais completo e abrangente do plano apresentado pela Codemar. Com isso, vimos a importância de agendar uma reunião específica voltada para discutir questões de mobilidade, o que será fundamental no avanço dessa temática”, avaliou Mônica.

Reunião do grupo de trabalho do Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental de Itaipuaçu. Foto: Divulgação

Cidade Sustentável

O subsecretário de Cidade Sustentável da prefeitura, Guilherme di Cesar, também integra o Grupo de Trabalho que cuida da sintonia fina do plano. “É um bom trabalho. O projeto apresentado pela Codemar é muito bom e leva em consideração todas as necessidades legais com impacto nas lagoas e canais, por exemplo”, disse di Cesar.

O trabalho continua com novas reuniões temáticas e específicas com as instituições envolvidas.

Crescimento ordenado

O objetivo do Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental na Orla de Itaipuaçu é garantir que o bairro, um dos que apresentam maior crescimento da cidade, continue evoluindo nas próximas décadas sem que a população sofra com perda de qualidade de vida. O trabalho envolve a requalificação de vias, mudanças na ocupação do solo, a criação de parques e de centros com equipamentos públicos.

Depois da apresentação do plano, no dia 5 de junho, a Codemar criou o grupo que reúne vários órgãos para se debruçar sobre o trabalho feito pelos urbanistas e tomar coletivamente decisões sobre as ações.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...