O Instituto de Pesquisa e Informação Darcy Ribeiro (IDR) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) assinaram um termo de cooperação, no dia 17 de abril, para ampliar o alcance e aprimorar o planejamento de projetos para a cidade.

O acordo tem como principal objetivo o compartilhamento de pesquisas e estudos realizados pelas partes envolvidas, a fim de direcionar com maior precisão os investimentos para desenvolvimento municipal. “Com o conjunto de informações que o IDR fornecerá, a Codemar vai poder planejar os projetos com características ideais para atender as demandas”, enfatizou José Orlando Dias, presidente da Codemar.

Um dos sistemas utilizados hoje pela companhia permite o mapeamento detalhado de cada área da cidade, com as respectivas particularidades. A participação do IDR vai potencializar esses indicadores.

A parceria permitirá ainda que o IDR utilize software de base de dados já adquiridos pela Codemar. “Isso representa também uma economia para as contas da cidade, uma vez que as diretorias de pesquisa e informação vão operar os aplicativos de business intelligence (inteligência de negócios)”, ressaltou o presidente do IDR, Alan Novais.

Além dos estudos e recursos tecnológicos, os órgãos se dispõem a compartilhar informações para aprimorar a captação estratégica de dados pelo IDR. “É mais do que apenas troca de pesquisas. O acordo visa aprimorar a coleta e o tratamento de dados sempre com foco no desenvolvimento da cidade, para melhorar a vida das pessoas”, destacou Novais.

José Orlando comentou também a importância do IDR em duas etapas fundamentais dos projetos realizados pela Codemar. “Inicialmente, precisamos saber em que terreno estamos pisando. Depois de todas as ações realizadas, é fundamental que tenhamos um raio-X de como o terreno ficou, o que será possível com a participação do Instituto Darcy Ribeiro”, reforçou.

O termo de cooperação tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, se as partes avaliarem ser necessário.