A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR orienta aos usuários que o Sistema Rotativo implantado na cidade ainda está em sua fase educativa, com isso, cobranças e multas não estão sendo efetuadas.

O Estacionamento Rotativo em Maricá só começa a ser cobrado na segunda-feira, dia quinze de julho. Por enquanto, os agentes do Maricá Rotativo estão nas ruas orientando os condutores e advertindo aqueles que estacionam além das quatro horas na região central e das oito horas na orla. Nesse período educativo, são emitidos comprovantes como forma de advertência para que as pessoas se conscientizem das regras do programa e não há cobrança ou autuação.

Vale frisar que o poder de multa cabe à Guarda Municipal. A partir do dia quinze de julho, quando o sistema começar a funcionar, os agentes do Maricá Rotativo irão notificar os veículos irregulares e as infrações serão emitidas pelos guardas municipais.

O aplicativo Maricá Rotativo já está disponível nas lojas virtuais e em mais de 60 pontos para venda e distribuídos em diversos estabelecimentos, como restaurantes, farmácias, entre outros comércios. O tempo de tolerância para a aquisição dos tíquetes é de 15 minutos.

No sistema, motoristas com placa do município terão desconto de 20% e pagarão o valor de R$ 2,00 para estacionarem seus carros nas principais vias do centro, válidos no período de duas horas e podendo ser prorrogados por mais duas horas. Para os condutores que possuem placas de outras cidades, a cobrança será no valor de R$ 2,50 para permanecerem o mesmo tempo, também prolongável por igual período.

Gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com o apoio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, o Maricá Rotativo começou a ser implementado em junho de forma educativa.

Com o sistema rotativo pretende-se dispor de ambientes mais sociais, tranquilos, com a conservação dos espaços mais intensa e com fiscalização em tempo integral, tudo financiado pela própria receita oriunda desse serviço.

O Maricá Rotativo aumenta as ofertas de vagas, acessibilidade, melhor mobilidade, redução de conflitos, acidentes e um menor gasto de tempo nas tarefas destinadas à região central da cidade. Todas as ruas que fazem parte do Maricá Rotativo serão sinalizadas com placas de trânsito verticais, conforme determina o código de trânsito brasileiro.

A partir do dia quinze de julho o funcionamento do programa será tarifado. Vale ressaltar que o valor da aquisição dos serviços será revertido para a manutenção da segurança das áreas de implantação do Programa.

Qualquer dúvida, entre em contato por meio dos telefones e link abaixo:
Ouvidoria: 9 7136-7663
SAC: 0800 888 1152
Site: maricarotativo.com.br

Por Roberval Silva.