Plano de Desenvolvimento para Itaipuaçu apresentado pela Codemar ganha prêmio nacional

Projeto ficou em terceiro lugar em premiação de arquitetura e paisagismo

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) premiou, com o terceiro lugar, o Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para o bairro de Itaipuaçu, apresentado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá para a cidade há um ano.

O resultados do Prêmio Abap Roberto Burle Marx de Projeto, Obra Construída e Planejamento no campo da Arquitetura da Paisagem, que está em sua primeira edição, reconheceu o trabalho intitulado como “Conectividade da Paisagem: Planejando a Trama Multifuncional em Itaipuaçu (Maricá-RJ)”.

O Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para Itaipuaçu conta com o desenvolvimento técnico do Grupo PExURB, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), e da TCRE Engenharia, integrando pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em um trabalho interdisciplinar.

“O prêmio mostra que estamos no caminho certo ao pensar o futuro dessa região que tem fundamental importância para Maricá e sua população”, diz o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Sobre o Plano

O plano propõe uma estratégia incluindo enfrentamento de eventos extremos, mudanças climáticas e de combate à segregação e às desigualdades. Ele aponta soluções nos níveis de plano e de projeto urbanístico para garantir qualidade de vida à população, segurança jurídica e a regulação da tendência de crescimento demográfico da área, além de soluções para as ocupações em áreas de risco de alagamentos, inundações e elevação do nível do mar e erosão costeira.

Nos últimos 20 anos, Itaipuaçu registrou crescimento e aumento de investimentos públicos e privados para a exploração do pré-sal na área. A estratégia territorial do plano foi de implantar uma trama multifuncional para beneficiar, no futuro, cerca de 200 mil pessoas, diretamente.

O Prêmio

Segundo a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, o Prêmio Roberto Burle Marx é uma oportunidade de enaltecer os valores subjacentes à obra do paisagista, frente aos desafios contemporâneos colocados à sociedade brasileira e ao exercício profissional. Desafios estes que incluem a devastação de biomas, a homogeneidade florística de praças, parques e jardins, as desigualdades que marcaram a formação do país, a necessidade de valorizar a flora e as tradições culturais brasileiras e a defesa da função social da paisagem como fundamento da vida.

Programas

Notícias

Casa Darcy Ribeiro recebe visita de grupos de crianças durante as férias escolares

Projeto “Conhecer” estimula que pequenos conheçam acervo do antropólogo com brincadeiras e atividades lúdicas Durante as férias escolares, o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho,...

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...