A ação aconteceu na Fazenda Pública Joaquin Piñero, para pesquisa de fertilidade, física e perfil do solo para instalação de estufa e de viveiro de plantas, uma ação do projeto Inova Agroecologia Maricá em parceria com a Codemar.

Na última sexta-feira, 13, a equipe da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), juntamente com a Secretaria de Agricultura de Maricá, a empresa de Serviços Públicos – SOMAR e a Codemar estiveram presentes na Fazenda Pública Joaquin Piñero para início de pesquisa de fertilidade e física do solo.

O Professor da UFRRJ, João Araújo, explicou passo a passo das atividades desenvolvidas na fazenda:- “realizamos avaliação do terreno para projeção de cultivos e instalações agrícolas. Na oportunidade, iniciamos pesquisa de fertilidade e física do solo. Em seguida, avaliamos a drenagem do terreno, projetando drenos para condução de águas das chuvas. Por fim, identificamos locais adequados construção de estufa agrícola, propagador de mudas e de viveiro para aclimatação das mudas produzidas” -, disse João Araujo.

Além da pesquisa de fertilidade de solo da fazenda, também será feito: limpeza da área, abertura de canais de drenagem, aração, calagem, gradeamento do solo e cercamento de proteção contra animais, zoneamento agrícola; pesquisa de fertilidade, física e perfil do solo; Projeção de infraestrutura para instalação de estufa e de viveiro de plantas e limpeza de áreas para preparo agrícola do solo.

Toda essa ação faz parte do projeto desenvolvido pela Codemar, Projeto Inova Agroecologia Maricá, que tem o objetivo de criar e Implantar um “Centro Tecnológico Inova Agroecologia Maricá”, visando institucionalizar e fomentar atividades científicas e tecnológicas como estratégia para desenvolvimento econômico e social da agroecologia.

O projeto dispõe de várias etapas, entre elas, o Plano de Ação para promoção da inovação em agroecológia no município de Maricá; Horto da biodiversidade; Juventude e formação agroecológica; Produção Agroecológica e irá envolver Professores; Alunos bolsistas, estagiários e residentes; Técnicos contratados.

 

 

 

 

 

 

Por Roberval Silva.