A palestra aconteceu na Arena ONIP – Bacia de Campos, no dia 26 de junho, e o projeto foi apresentado pelo Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula, e pelo diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antonio Raupp no Painel da Brasil Offshore 2019

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR apresentou na última Feira de Petróleo e Gás; Brasil Offshore, promovida na cidade de Macaé – RJ, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia – INT, todo o processo constituído para a implantação do Parque Tecnológico na cidade de Maricá – RJ.

Uma das grandes novidades apresentadas por Tiago de Paula foi a construção do Centro Tecnológico de Materiais de Alta Resistência, algo que colocará a cidade de Maricá no mapa de tecnologia do mundo. A palestra também contou com a participação de Fernando Rizzo, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

“Ser escolhido é um reconhecimento e indicativo de que as metodologias e o modo de trabalhar do Parque Tecnológico de São José dos Campos estão ganhando espaço. Ajudar a criar o Parque de Maricá tem um grande valor para nós, não só porque estamos ampliando nossa atuação em outras áreas geográficas, mas também em outros setores industriais. Temos ampla experiência no setor aeronáutico e de defesa, que pode ser transposto para a área de petróleo e gás. Encaramos este momento como uma grande oportunidade de atuar em outras áreas e com outros parceiros importantes do ponto de vista tecnológico. Para nós, não significa somente ganhar um contrato, mas principalmente ganhar uma oportunidade para atuar em setores novos com parceiros com atuação significativa na área. Todos ganham ”, disse diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antonio Raupp.

“Nesse painel tivemos a oportunidade de apresentar o Parque Tecnológico para a indústria do pré-sal. Lá, anunciamos a construção do Centro Tecnológico de Materiais de Alta Resistência no Parque Tecnológico de Maricá, tudo isso em parceria com o INT. Esse centro tecnológico produzirá materiais e pesquisas para serem aplicados na exploração do pré-sal. Isso gera um impacto positivo, como geração de empregos e aumento de indústria. Com isso, o município passa a ser reconhecido e entra no mapa de ciência e tecnologia do mundo. A previsão de início de construção está para o ano de 2020”, disse Tiago de Paula.

Para o Diretor de Desenvolvimento, Carlos Guimarães, a participação da Codemar na Feira e no painel mostra a força que a cidade de Maricá tem conquistado no Mercado: “Conseguimos atingir nossos objetivos, trazer mais visibilidade ao nosso município. Aproveitamos a oportunidade de executar nossos projetos que estavam sendo planejados há dois anos. Agora vamos para a OTC, uma das maiores feiras do mundo. Essa será mais uma oportunidade para desenvolver nossos projetos”, avaliou.

O Painel é um lugar específico para a ampliação de networking entre empresários, além de ser um leque de oportunidades para ampliação de negócios. Maricá é uma cidade que está em evidência por conta de seu avanço no setor social, cultural, turístico e, principalmente, o econômico.

Por Roberval Silva.