• O Sistema Rotativo Regulamentado tem a função de garantir a rotatividade de veículos estacionados na região central das cidades, limitando o tempo de estacionamento e proporcionando igualdade ao usuário.

  • Ao contrário do que se pensa o estacionamento rotativo não tem o objetivo de arrecadar recursos, e sim, garantir a mobilidade e diminuir congestionamentos.Pretende-se com o sistema de estacionamento rotativo, um aumento na oferta de vagas, acessibilidade, incentivo ao comércio local, melhor mobilidade, redução de conflitos, acidentes e um menor gasto de tempo nas tarefas destinadas à região central da cidade.

  • A implantação do Estacionamento Rotativo está vinculada ao Inciso X do Art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde determina que “compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de sua circunscrição: implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias”.

  • O modelo adotado cria um fluxo compulsório dentro do comércio, melhorando as vendas e proporcionando benefícios para o comércio local.

  • O sistema auxilia na qualidade de vida da população nos centros, já que contribui com o fluxo de veículos e, consequentemente, ajuda a diminuir congestionamentos.

COMO FUNCIONA:

COMERCIALIZAÇÃO DO MARICÁ ROTATIVO

MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO

AGENTE DE CAMPO – Concursados.
Responsáveis pela orientação aos usuários condutores de veículos que utilização estacionamento rotativo, podendo ainda realizar cadastros, recargas e venda de créditos.
MULTIPLICADORES Responsável pela divulgação orientação educacional a população sobre o Estacionamento
PDV – Estabelecimentos comerciais CREDENCIADOS, responsáveis pela comercialização de recargas e período de estacionamento, via cartão de débito e credito e dinheiro

MONITOR (Secretaria de Transito) – Responsável por exercer as atividades de monitoramento e fiscalização.

PARCERIA COM A SECRETARIA DE TRÂNSITO (FUNDAMENTAL)

ADESÃO AO APLICATIVO,
Browser/Navegador Web, via aplicativo do Maricá Rotativo com cartões de credito e débito.
GUARDA MUNICIPAL
Pessoa civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento, guarda competente para lavrar a infração de trânsito, ao constatar a ocorrência, emitindo o “Auto de Infração de Trânsito – AIT”

ESTRUTURA OPERACIONAL