As ações desenvolvidas pela Codemar fomentam também o desenvolvimento das comunidades de forma a alcançar geração de emprego e renda, respeito social, ambiental e cultural da população de Maricá.

Buscamos colaborar com a conservação e melhoria das condições de vida de nossa cidade, estabelecendo parcerias através de diálogo e transparência de nossas ações.

Apoiar a cultura é uma forma de movimentar a sociedade através de da criatividade para promover mudanças. A cultura é a mola transformadora e impulsionadora do desenvolvimento.

Entendemos também que a segurança, o meio ambiente, a eficiência energética se comprometem com o cuidado à qualidade de vida. Sendo assim, procuramos uma integração com o meio ambiente, a cultura e o bem estar social.

Reafirmando o nosso compromisso com o desenvolvimento através da responsabilidade e com a melhoria do bem estar das pessoas para suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade e as necessidades das futuras gerações.

Um desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.


Projetos

Ocupando uma área de 29 mil metros quadrados, com duas modalidades de plantio – horta tradicional, feita em covas, e horta em formato de mandala -, a Horta Comunitária do Manu Manuela é o primeiro resultado de um projeto que viabiliza a destinação da agricultura em terras públicas não utilizadas. Nesta fase, trinta e três famílias que se inscreveram no programa receberam uma faixa de 100 metros quadrados, que pode chegar a 400 metros. Como contrapartida social, o agricultor garante um repasse de 15% da produção para a prefeitura destinar a escolas, creches e hospitais. Os outros 85% são usados para o consumo próprio, com o excedente podendo ser comercializado . Os produtores têm a garantia de uma estrutura básica, como cerca em volta do terreno, análise de solo, sementes orgânicas e projeto de irrigação. A horta comunitária é coordenada por todos, com base na autogestão.

Formado inicialmente por quarenta mulheres que participaram do curso de corte e costura do SENAI, a Cooperativa de Costura, Confecção e Moda de Maricá, com o nome fantasia de Ubuntu, tem a prefeitura como principal comprador, atendendo assim a uma constante demanda de uniformes escolares, uniformes para a área de saúde do município e para prestadores de serviços. Desta forma é possível manter recursos na cidade, utilizando uma empresa local, proporcionando a circulação de renda e estimulando a geração de empregos.

Voltado para crianças e adolescentes na faixa entre 8 e 17 anos, o projeto Onda Certa, organizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, com apoio da Codemar, ministra aulas de prevenção de afogamentos, primeiros socorros, condições marítimas, prevenção ambiental e iniciação ao surf e bodysurf, além de exercícios físicos na areia, como jogos cooperativos. As atividades são ministradas por profissionais de Educação Física, instrutores e técnicos de surf e guarda-vidas.

Para comemorar o aniversário da cidade de Maricá, a Codemar promove, desde 2017, o Festival de Maricá (FestMar), uma festa temática realizada na Lagoa de Araçatiba, com shows, exposições e apresentações, além de atrações fixas como simulador de voo, parque infantil “Eu cuido do planeta”, parque inflável e praça de alimentação de food trucks.

Os cursos são oferecidos com o objetivo de estruturar hotéis e pousadas para que possam compreender o mercado de turismo local e se qualificar para o público que tem Maricá como destino. Essa iniciativa promove a organização do setor, incentivando o trabalho em conjunto e a melhoraria da qualidade de seus atendimentos.

Desenvolvido em parceria com universidades públicas e privadas, possibilitará uma concentração geográfica de empresas de base tecnológica, incubadoras de negócios, centros e laboratórios de pesquisa, criando um ambiente favorável à inovação científica e tecnológica, vinculada ao surgimento de novos negócios.