Biotec Maricá

O que é?

É a primeira empresa subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), criada em maio de 2022, com o objetivo de elaborar uma estratégia voltada à diversificação econômica de Maricá tendo como foco a biotecnologia e o setor agroalimentar e fomentar o setor de produção com uso de biotecnologia na região.

Sua missão é desenvolver sistemas bioeconômicos integrados, utilizando tecnologias inovadoras, de forma a diversificar a economia de Maricá e fomentar a geração de empregos e negócios sustentáveis, visando melhorar a vida das pessoas por meio da sua inclusão socioeconômica. A empresa pública visa ser referência nacional em desenvolvimento de soluções biotecnológicas sustentáveis, inclusivas e solidárias. Entre seus valores estão a sustentabilidade, diversidade, inclusão, solidariedade, responsabilidade social e ambiental, inovação, ética e transparência.

Legislação que dá base

Lei nº 3.097, de 15 de dezembro de 2021.

Contato

biotec@biotec-sa.com.br

Como acessar

Aeroporto de Maricá – R. Jovino Duarte de Oliveira, 481 – Eldorado, Maricá – RJ, 24900-000

Projetos

Complexo de Laboratórios de Pesquisa e Inteligência Ambiental de Maricá

É resultado de um convênio de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação (PDI) celebrado entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Codemar e consiste na instalação de uma Base de Tecnologia Ambiental com diversos laboratórios de última geração em solo maricaense. Serão desenvolvidos métodos de baixo custo para a revitalização e saneamento ambiental, colocando o município na vanguarda da saúde ambiental.

Lagoa Viva

O programa Lagoa Viva é uma parceria entre a Codemar e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que busca revitalizar as lagoas de Maricá com o uso de microorganismos vivos, um método já aplicado com sucesso em diversos ambientes do mundo. E os resultados já apareceram: em um ano, já comprova aumento de 200% da fauna e flora da região e melhoria na qualidade da água.

Água Pura

O programa vai monitorar a qualidade da água fornecida por poços em Maricá.

Patec

Programa de Aperfeiçoamento Técnico e Científico que oferecerá cursos de aperfeiçoamento voltados para funcionários da rede pública, pescadores, entre outros.

Ciamar

Projeto de desenvolvimento do Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá para atração de nova atividade econômica e social ao município por meio de pesquisas e estabelecimento da cadeia produtiva do pescado.

O primeiro projeto é a produção de camarões de viveiro em 10 tanques instalados, no segundo semestre de 2022, na Fazenda Pública Joaquín Piñero e com capacidade para produzir 60 toneladas de camarão ao ano.

Ecobases Maricá

A Ecobases Maricá é uma plataforma de aprendizagem ambiental desenvolvida com recursos tecnológicos de inteligência artificial para identificar índices de maturidade ambiental da população e para fornecer trilhas de aprendizagem com o intuito de ampliar a consciência ambiental e proporcionar uma maior eficácia de práticas cotidianas de preservação do meio ambiente. Esta plataforma também é um repositório informacional tanto de assuntos globais sobre meio ambiente como sobre a atuação do município em práticas ambientais. Além de apresentar todo o seu patrimônio natural e cultural para que a população possa conhecer amplamente o seu município e identificar a importância do cuidado e preservação de suas riquezas ambientais.

Inova

O projeto é resultado de um convênio de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação (PDI) celebrado em julho de 2021 entre a UFRRJ e a Codemar, tendo como objeto a criação e implantação do Centro Tecnológico Inova Agroecologia Maricá, visando institucionalizar e fomentar atividades científicas e tecnológicas como estratégia para o desenvolvimento econômico e social da agroecologia no município de Maricá.

O projeto está dividido em quatro eixos:

  • Elaboração Diagnóstico Socioambiental
  • Criação do Horto da Biodiversidade – Implantação do horto da biodiversidade / Formação para agricultores / Organização do mercado local.
  • Formação agroecológica para jovens
  • Produção agroecológica – Instalação de duas áreas experimentais,

Farmacopeia

A produção de plantas medicinais e de produtos naturais e fitoterápicos é um dos caminhos, abraçados pela Biotec Maricá, para promover o desenvolvimento econômico e social a partir de uma matriz agroecológica. A Farmacopeia Maricá surge com o objetivo de promover o uso sustentável da biodiversidade da região.

O projeto está dividido em cinco eixos:

  • Eixo 1: Produção de plantas medicinais e demais espécies com potencial farmacológico como Psilocybe cubensis e Cannabis;
  • Eixo 2: Conhecimentos tradicionais associados ao uso de plantas medicinais e desenvolvimento de polo de produção em comunidades locais;
  • Eixo 3: Controle de qualidade de plantas medicinais, drogas vegetais e produtos tradicionais fitoterápicos;
  • Eixo 4: Produção de óleos essenciais;
  • Eixo 5: Pesquisa e serviços públicos relacionados à fitoterapia.

Responsabilidade

Biotec Maricá

Mais programas

Notícias

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...

Intelectuais se reúnem no Museu Casa Darcy Ribeiro para falar de utopias e a...

O futuro da cidade e do Brasil foi discutido com base no legado do antropólogo na casa onde ele morou e escreveu sua mais...

Projetos

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

João Felipe Mello – Minibiografia/ tipo de cultivo de permissionários

João Felipe Mello tem 34 anos e trabalha como cozinheiro. Atualmente planta: aipim, banana e laranja. Potencial de plantio: abóbora, aipim e  laranja.

Roberta Leandro – Minibiografia/ tipo de cultivo de permissionários

Roberta tem 49 anos e trabalha como cozinheira. Atualmente planta: aipim, cana, banana, laranja, limão, pinha, salsa, cebolinha, coentro, cebola roxa, pimenta, couve, abobrinha e...