Candidatos com projetos, startups ou empresas nascentes de base tecnológica podem se inscrever e receberão monitoria para disputar a fase de Pré-seleção
Com foco na criação de mais condições para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município, foi publicado nesta quarta-feira, dia 21/06, o primeiro Edital do Parque Tecnológico de Maricá. Seu objetivo é selecionar pessoas físicas com projetos de startups e empresas nascentes de base tecnológica para fazer parte do Programa de Incubação.
Segundo o Edital, são considerados “projetos de base tecnológica toda e qualquer proponente que fundamente suas atividades produtivas no desenvolvimento ou em melhorias significativas de novos produtos, processos ou serviços utilizando a aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos”.
A incubadora é um espaço especialmente dedicado a auxiliar pequenas empresas (nascentes ou já em operação) que ofertam produtos e serviços inovadores, diferentes e criativos. Instalada no Galpão Tecnológico de Maricá, em Inoã, ela é uma entrega do projeto do Parque Tecnológico, idealizado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e tem a gestão compartilhada com a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O objetivo do Programa de Incubação do Parque Tecnológico de Maricá é contribuir para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de novas empresas e negócios nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos, para assegurar seu fortalecimento e a melhoria de seu desempenho.
O período de inscrição começa de 21 de junho e vai até 21 de julho ou 21 de agosto – dependendo do caminho a ser escolhido pelo candidato (veja mais abaixo). Não existem taxas para a participação neste processo seletivo.
Entenda as fases do processo seletivo
O processo seletivo do Edital está dividido basicamente nas seguintes etapas (para ter acesso ao cronograma detalhado, consulte diretamente o Edital):
1) Inscrição
2) Pré-seleção
3) Seleção
4) Resultado
Existem dois caminhos possíveis para ser selecionado para o Programa de Incubação do Parque Tecnológico de Maricá. O primeiro deles é o curso GP Startup, oferecido pela Escola de Startup de Maricá. Por meio dele, a Escola de Startup irá preparar o candidato para a etapa de seleção do processo seletivo da Incubadora. Neste caso, as inscrições se encerram mais cedo e vão até o dia 21 de julho de 2023. Elas podem ser feitas neste link.
O outro caminho é participar do Workshop Modelo de Negócio CANVAS, a ser realizado no dia 28 de agosto de 2023, das 9h às 12h, no modo presencial. Ele será organizado pela equipe do Parque Tecnológico de Maricá. Neste caso, a inscrição vai até 21 de agosto de 2023, e poderá ser feita neste link.
Ambos os caminhos descritos acima são válidos para esta fase do processo seletivo.
O Workshop Modelo de Negócio CANVAS será ministrado com o objetivo de preparar o candidato para que ele avance nas etapas do processo seletivo de forma mais madura e estruturada. Ele contará com a experiência da consultoria da equipe do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O curso GP Startup, da Escola de Startup de Maricá, ensina “os potenciais empreendedores a estruturar uma ideia, um modelo de negócio e apresentar um projeto para criação de uma nova empresa ou negócio”, explica Danilo Pitarello, superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar.
A Escola de Startups também está instalada no Galpão Tecnológico e é um projeto executado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Sobre a fase final
Os candidatos aprovados na etapa de Pré-seleção seguirão para a fase de Seleção, onde deverão passar por um Workshop de Validação. É obrigatória a participação de pelo menos um representante por projeto, empresa ou startup nesta oficina, que está prevista para ocorrer presencialmente no dia 12 de setembro de 2023.
O Edital da Incubadora do Galpão Tecnológico traz informações bem detalhadas sobre cada etapa deste processo seletivo. Para acessá-lo, clique aqui.