Turismo e gastronomia: Curta Itaocaia celebra terceira edição

Circuito rural apresenta história, gastronomia típica e apresentações de artistas da cidade em mais de 10 estabelecimentos

A Fazenda Itaocaia já pode ser considerada um dos principais destinos do Circuito Rural ‘Curta Itaocaia’. A terceira edição da programação, que acontece a cada dois meses na localidade de Itaocaia, em Itaipuaçu, foi realizada neste domingo (02/07). Ao todo, 13 estabelecimentos participaram garantindo entretenimento turístico e gastronômico.

“A Fazenda é um dos locais que estão dando certo, está recebendo muita gente. O projeto Curta Itaocaia nasceu com o objetivo de evidenciar mais as belezas naturais de Maricá e, principalmente dentro desse contexto do empreendedorismo, organizar um trabalho privado dos estabelecimentos que aqui já estão com sua gastronomia dentro de um espaço muito rico na história”, observou o secretário de Promoções de Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.

Foto: Leonardo Fonseca

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Promoção e Projetos Especiais, Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O evento também tem apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, da Rota Gastronômica e da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).

Natureza e história

Quem esteve na Fazenda pôde aproveitar para contemplar a natureza bem de perto, comprar diferentes produtos da feira de artesanato com empreendedores locais e curtir músicas animadas. O espaço chama atenção principalmente por contar com visitação às suas dependências, que reúne muita história local, além da exposição permanente “Caminhos de Darwin”.

A guia de turismo Priscila Falcão, da Associação dos Guias de Turismo de Maricá (AGM), destacou que a visitação à fazenda tem recebido cada vez mais pessoas interessadas em história. A proposta também é incentivada pelo City Tour dos Guias, uma das propostas integradas ao Curta Itaocaia. “Temos duas vans que fazem a rota levando os visitantes para os estabelecimentos participantes em horários específicos, saindo daqui da fazenda”, completou a guia.

Foto: Leonardo Fonseca

Dentre os visitantes da exposição permanente “Caminhos de Darwin”, a empresa Vertente Ecoturismo marcou presença. O geógrafo Alex Figueiredo veio de Niterói com seu grupo para seguir a rota de Charles Darwin, apresentando também a história da Serra da Tiririca, dos engenhos e de Maricá na cultura de seus beneditinos.

“O turismo é fundamental para um desenvolvimento municipal, porque o cidadão tem que conhecer seu território, sua história, além da sua paisagem”, pontuou.

Maricá 2030

Integrante do ‘Vem Viver Itaocaia Valley’, o evento faz parte da estratégia criada pela Prefeitura de Maricá, em 2018, Maricá para oferecer um trabalho de estruturação turística, com objetivo de oferecer novos roteiros e circuitos: Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030.

Programas

Notícias

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...

Projetos de produção de alimentos e plantas medicinais são visitados por equipe do Ministério...

Inova Agroecologia, Farmacopeia e Ciamar foram apresentados ao superintendente da pasta no Rio de Janeiro Projetos de produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais da...