Etapa final da quinta turma do curso tem quase 10 horas de desafio; Evento marca formatura dos participantes
Os alunos da quinta turma do Programa Maricá Edutech passaram quase 10 horas desenvolvendo uma solução prática e criativa de um problema cotidiano da cidade. A maratona de programação e inovação, chamada de hackathon, aconteceu neste sábado (16/12), no auditório do Banco Mumbuca.
O Maricá Edutech é um programa de qualificação profissional em tecnologia, programação e metodologias ágeis de gestão de projetos oferecido gratuitamente pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Os estudantes que participaram da maratona são alunos de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, participantes do programa Passaporte Universitário.
A dinâmica
Essa foi a última etapa do curso para a turma focada em estudantes de Engenharia de Software. No fim do desafio, 26 alunos receberam os certificados de conclusão.
O objetivo foi proporcionar aos alunos do Programa Maricá Edutech uma experiência prática de desenvolvimento de software usando a metodologia SCRUM, uma metodologia ágil de gestão de projetos que enfatiza a colaboração, a comunicação e a flexibilidade.
Para o aluno do Maricá Edutech Patrick Oliveira, o conhecimento adquirido no curso pode ser utilizado em diversas áreas da vida, não apenas para quem trabalha com tecnologia.
“Na verdade, superou as minhas expectativas. Agregou muito valor na minha vida, uso os ensinamentos em diversas áreas”, garante.
Aprovação
A aluna Danielle Conceição afirma que, por ser gratuito, ficou surpresa pelo curso ser tão bom.
“Foi top de linha, valeu super a pena. Minha vontade é de fazer todos os cursos que forem abertos de novo”, analisa.
O curso também foi aprovado pelo aluno Almir de Souza. “Só tenho a agradecer. Foi um curso de alta qualidade, não acreditava que fosse receber um conhecimento tão vasto e tão grande, que eu pudesse aplicar isso dentro do meu trabalho de uma maneira tão rápida”, explica.