Maricá Games e transfer para Casa Darcy Ribeiro fazem sucesso no primeiro dia da FLIM

Codemar leva projetos de inovação e cultura para a Festa Literária Internacional de Maricá

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) levou mais uma vez seus projetos de sucesso para a Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM). A nona edição da feira, que acontece de 1 a 10 de novembro, conta com um estande tecnológico com 10 computadores da Arena Maricá Games e transfer até o Museu Casa Darcy Ribeiro com diversos horários.

A programação iniciou nesta sexta-feira (01/11) reunindo diversas atrações interativas para crianças e adultos. Desta vez, a festa está na orla do Parque Nanci e homenageia um dos personagens mais aclamados do escritor Ziraldo: o Menino Maluquinho.

O diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo -Foto: Paulo Ávila

“A Codemar tem o prazer de participar dessa feira, com a Arena Maricá Games, onde a gente trouxe 10 computadores, com vários jogos instalados, e também um transfer levando direto para o Museu Casa Darcy Ribeiro. É muito empolgante participar de uma feira com esta dimensão, que conecta a diversidade cultural e educação da população, não só daqui de Maricá, mas de todo o nosso estado do Rio de Janeiro”, destacou o diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo.

FLIM Tecnológica

A Arena Maricá Games está localizada dentro do estande “Flim Tecnológica”, com 10 computadores disponíveis e jogos como Mumbuquinha, Roblox, League of Legends e Valorant.

A estudante técnica em enfermagem Inaray Marques aproveitou o primeiro dia de evento com os filhos: Miriam, de 7 anos, Emanuel, de 4 anos e Bryan, de 9 anos. Ela visitou diversos espaços e elogiou o estande com as atividades de jogos.

“Ficou muito legal a parte tecnológica do evento. Para mim é maravilhosa porque é do que eu gosto e do que eles gostam. Estivemos aqui mais cedo, mas estava bem cheio e voltamos no final da tarde porque hoje em dia as crianças são muito tecnológicas. Compramos livros também e encontramos valores acessíveis”, comentou a moradora do Centro.

Rumo ao museu de Darcy Ribeiro

A moradora de Itaipuaçu Lucimar Vigand – Foto: Paulo Ávila

O Museu Casa Darcy Ribeiro recebeu diversos visitantes pelo transfer da FLIM, idealizado pela Codemar. A maioria não conhecia o espaço e aproveitou a oportunidade, como a moradora de Itaipuaçu Lucimar Vigand, que se encantou com a “casa”.

“A casa é linda e adorei as exposições. Gostei também dessa iniciativa de deixar um transporte disponível para levar o público da FLIM até lá. Seria legal fazer isso em mais eventos”, disse Lucimar.

No mesmo grupo, a professora da educação básica, Katia Ojeda, 55 anos, também elogiou a iniciativa: “Achei um grande ganho a Codemar estar proporcionando às pessoas essa possibilidade de fazer esse passeio muito enriquecedor”.

A estudante de 14 anos Letícia de Souza contou que conheceu o museu pelo Instagram. “Eu achei muito legal e fiquei bem interessada, e agora que fui e tive uma experiência muito imersiva sobre as coisas do nosso país e da cultura indígena, recomendo muito”, falou empolgada.

Abertura animada

Foto: Paulo Ávila

A abertura foi marcada por um festivo cortejo cultural com a participação do grupo Sinfônica Ambulante e do Bloco Terreirada. O encontro contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o secretário municipal de Governo , João Maurício, e o secretário-executivo do Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. À noite, a programação contou com show musical de Pretinho da Serrinha.

Confira os horários do transfer para o Museu Casa Darcy Ribeiro:
Inscrição disponível na tenda Museu Casa Darcy Ribeiro, localizada na entrada principal da FLIM.

Saída da FLIM: 11h
Chegada ao museu: 11h45
Saída do museu: 12h30
Chegada na FLIM: 13h15

Saída da FLIM: 13h
Chegada ao museu: 13h45
Saída do museu: 14h30
Chegada na FLIM: 15h15

Saída da FLIM: 15h
Chegada ao museu: 15h45
Saída do museu: 16h30
Chegada na FLIM: 17h15

Saída da FLIM: 16h30
Chegada ao museu: 17h15
Saída do museu: 18h
Chegada na FLIM: 18h45

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...