Codemar incentiva turismo de inovação social na cidade

Visitantes do município do Rio de Janeiro visitaram projetos bem sucedidos em Maricá

A Companhia de Desenvolvimento da Maricá (Codemar) está incentivando o turismo de inovação social na cidade. Nesta quarta-feira (11/12) moradores do município do Rio de Janeiro visitaram a sede da Codemar, além de alguns dos projetos hoje comandados pela instituição, como o Aeroporto de Maricá e o Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar). A iniciativa acontece em parceria com a Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).

O objetivo é mostrar as instalações dos projetos focados em políticas públicas da cidade. Para o diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares, essa implantação é uma orientação do prefeito Fabiano Horta e do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Foto: Leonardo Fonseca

“A gente está trazendo pessoas de fora, de vários lugares do país, e hoje, os moradores do Rio de Janeiro, estão conhecendo as experiências bem sucedidas de Maricá. O turismo de inovação social, é um nicho de mercado, e a Codemar, que trabalha com desenvolvimento econômico na cidade, está atenta a isso. Estamos mostrando vários projetos para que Maricá continue sendo uma referência de políticas públicas no Brasil e fora do Brasil também”, disse.

A guia de turismo da AGM, Karla Miranda, destacou que é bom os turistas buscarem saber sobre o desenvolvimento do município, porque abre um leque grande de atrações do turismo da cidade, para entretenimento, cultura, mas também investimentos e trocas de conhecimento.

“A gente já trabalha bem o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo cultural, o turismo gastronômico e as festas. Então, agora a gente está também fazendo esse turismo de base comunitária, um turismo que a gente consegue mostrar a parte do desenvolvimento da nossa cidade”, comentou.

Uma Maricá atrativa em todos os sentidos

O grupo conheceu as instalações da Codemar e do Ciamar. Conheceram mais sobre os projetos Mumbuca Verde, Lagoa Viva, Hotel Maricá e outros. Estiveram no Aeroporto de Maricá, onde se encantaram com o Voa Maricá, principalmente os benefícios voltados para os munícipes inscritos no programa Renda Básica Cidadania (RBC).

A jornalista Maria Luiza Busse, foi uma das integrantes do grupo. Ela que é aposentada e hoje trabalha de forma independente, já escreveu diversos artigos sobre a cidade mostrando grandes iniciativas da prefeitura.

“Estive aqui na primeira gestão do Quaquá e lembro que saí daqui encantada. Tinha uma pracinha comunitária que fui conhecer antes das iniciativas da gestão e fiquei com o pé cheio de lama, quando voltei aqui era uma horta. Escrevi uma matéria falando sobre as ações do município que saiu na Deutsche Welle – emissora internacional da Alemanha que transmite programas de televisão, rádio e online para todo o mundo. Hoje, conheci lugares que não conhecia, como o Aeroporto de Maricá, e me lembrei muito de uma região da Venezuela, Falcón, que é muito interessante e tem uns conselhos comunitários que já fiz cobertura”, comentou a jornalista.

Programas

Notícias

Maricá vai ganhar filial de parque temático famoso na Europa

Tratativa para a chegada do Puy Du Fou na cidade aconteceu na Codemar nesta quarta (11/12)Maricá vai ganhar um parque histórico e temático, uma...

Nova edição da Mostra Solidária começa nesta quinta-feira (12/12)

Programação gratuita acontece até sábado (14/02) no Espaço Solidário, local destinado ao empreendedorismo de Maricá O Espaço Solidário, localizado no Centro de Maricá, recebe mais...

Com transmissão na SporTV, Arena da Barra de Maricá encerra maratona de torneios nacionais...

Etapa Futures do Circuito Internacional fechou os jogos neste domingo (8) A Arena da Barra, em Maricá, recebeu neste domingo (8) as finais da etapa...