Carlos Marin viu a exposição permanente e celebrou o estreitamento de laços com o Brasil, principalmente com temas tão caros à cultura de ambos os países
O museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, recebeu a visita do cônsul do Chile no Brasil, Carlos Marin, nesta quarta-feira (14/05). O representante do país conheceu a exposição permanente e saiu impressionado com o que viu, com o destaque dado pelo pensador à educação e com a aproximação dele com assuntos tão caros à América Latina.
“Já conhecia o pensamento de Darcy, mas esta é a primeira vez que venho à sua casa aqui em Maricá. Estou muito impressionado com o que vejo, com a sua obra, sobretudo com seu trabalho sobre a sociedade brasileira, sobre a educação e sobre a América Latina. Somos todos o mesmo continente. Temos as mesmas raízes”, falou Marin depois de conhecer o espaço.

O espaço cultural é uma iniciativa da Prefeitura e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e tem gestão do Circo Crescer e Viver. A Casa Darcy Ribeiro foi apenas um dos locais visitados pelo cônsul na cidade. O tour começou na Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, como parte do Maricá Interfronteiras. No início da visita, uma cena em especial emocionou o cônsul: os estudantes entoaram o Hino Nacional Chileno na escola.
“Ver estudantes brasileiros estudando a cultura do Chile com tanta dedicação é emocionante. Essa troca é essencial para construir uma América Latina mais integrada e solidária”, comentou Carlos Marin.

O Cônsul também conheceu os produtos da agricultura familiar produzidos no município, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a valorização da economia local. Além de provarem e conhecerem a fábrica do Empório I Piatti, em Ubatiba, que é um dos parceiros do Programa Bem Viver-Alimentar, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictim) em parceria com diversas secretarias municipais.
O gerente do programa Maricá Interfronteiras, Thiago Brandão, também ressaltou o valor da visita: “Essa presença simboliza o reconhecimento internacional do trabalho que Maricá vem desenvolvendo em sua rede pública por meio do programa Interfronteiras, que promove o diálogo entre diferentes culturas dentro da escola”.

Conheça a Casa
O museu Casa Darcy Ribeiro tem uma exposição permanente que fala da formação da cultura brasileira, com base no pensamento do antropólogo, e seus desdobramentos atuais. Com obras interativas, leva o visitante a mergulhar nas nossas matrizes africana, indígena e europeia. A entrada é gratuita, o museu funciona de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.
Endereço: Rua Casa Darcy Ribeiro (antiga 119), nº 395, Cordeirinho, Maricá. GPS: https://maps.app.goo.gl/Y96Bkv84GFPktATS8 .