O ruído aeroportuário é um desafio crescente que afeta a qualidade de vida e a saúde das populações residentes nas áreas próximas aos aeroportos, tornando-se uma prioridade para os gestores aeroportuários.
O Problema do Ruído Aeroportuário
O ruído aeroportuário é caracterizado por eventos discretos, como pousos e decolagens, resultando em um campo sonoro de características temporais intermitentes.
Para minimizar esses problemas, ações de controle de ruído devem ser adotadas, e a utilização de barreiras acústicas pode ser uma importante ferramenta nesse contexto.
“Além do benefício acústico, o projeto também considera o equilíbrio ambiental, respeitando as diretrizes de sustentabilidade e o ecossistema ao redor do aeroporto.” acrescentou Saulo Bucker, Superintendente de Manutenção e Infraestrutura.

Visando reduzir o impacto do ruído das aeronaves sobre a população do entorno, uma barreira acústica está sendo construída no Aeroporto de Maricá. A implantação da barreira já foi iniciada, e visa melhorar a qualidade de vida dos residentes nas áreas próximas ao aeroporto, reduzindo o impacto do ruído das aeronaves.



