Avaliação foi feita por mais de 3 mil clientes durante o mês de julho
A 5ª edição do Festival Gastronômico de Inverno de Maricá premiou nesta quarta-feira (13) restaurantes que participaram do evento. A premiação, na Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, encerrou oficialmente o festival, promovido no mês de julho.
O prefeito Fabiano Horta esteve presente e parabenizou a realização do evento, que acompanha o processo acelerado de crescimento da cidade e apresenta a gastronomia local aos turistas e moradores.
“O que estamos fazendo hoje é a consagração do esforço coletivo de cada um e a individualidade de cada trabalho. O que vocês fizeram foi dar ciência a essa arte gastronômica ao oferecer seus alimentos pra população de Maricá. Foi parte daquilo que sonhamos pra nossa cidade. Mostramos a força da gastronomia da nossa região”, disse.
Os mais de 50 estabelecimentos de diversas regiões da cidade foram avaliados por cerca de 3 mil clientes que votaram nas categorias sabor, apresentação do prato e atendimento.
O 5º Festival Gastronômico de Inverno de Maricá é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Turismo e Promoção e Projetos Especiais, e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e tem o apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, da Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria e da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).
Os restaurantes apresentaram pratos inéditos com um ingrediente especial: a pimenta rosa, que faz parte do bioma da cidade.
“Esta é uma premiação simbólica sem espírito de concorrência, para que os empresários possam aprimorar seus pratos, fomentando a agricultura familiar e orgânica de nossa região”, afirmou o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre.
Representando a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o diretor de Indústria e Energia da Companhia, Pedro Mota Di Filippo, afirmou que os arranjos produtivos locais contribuem fortemente para o desenvolvimento. “É importantíssimo a participação da Codemar no fortalecimento de eventos astronômicos, fomentando o arranjo produtivo local e fortalecendo o mercado de nossa cidade”, disse
O Prêmio
O grande vencedor da noite foi o Restaurante Divinus. Localizado na Divinéia, na Barra de Maricá, ficou em 1° lugar na categoria atendimento e em 2° lugar nas categorias sabor e apresentação do prato. Segundo o Chef Fernando Pochettini, o “Mignon Divinus”, feito com arroz cremoso com iscas de filé mignon, molho de vinho com batatas rústicas e pimenta rosa, fez tanto sucesso que entrou para o cardápio principal da casa.
“Esse apoio é fundamental para nós, empresários da cidade. Além de fomentar a gastronomia de Maricá, apresenta nossos restaurantes para a população”, celebra o proprietário do restaurante Divinus, Décio Barroso.
O evento foi encerrado com o projeto Pratas da Casa, que contou com apresentação da cantora Lavínia Guimarães, que levou o melhor do sertanejo para o público.
A Pimenta Rosa
A pimenta rosa, fruto da aroeira, vem sendo reconhecida e ganhando espaço em Maricá. Espécie de árvore nativa comum no litoral e predominante nas áreas de influência do Bioma da Mata Atlântica, ela permeia as lagoas, sítios e ruas da cidade muitas vezes despercebida.
Confira a lista de ganhadores
SABOR
3° Churras Grill
2° Divinus
1° Borogodó Bar e Vinil
APRESENTAÇÃO DO PRATO
3° Delícias da Bebel
2° Divinus
1° Café da Praça
ATENDIMENTO
3° Horus Beer & Food
2° Café da Praça
1° Divinus