Projeto incentiva cultivo de variedades na cidade
Apresentar a diversidade de feijões especiais que temos à disposição para agricultores familiares em Maricá. Este foi o objetivo do dia de campo e degustação realizado pelo Inova Agroecologia no sábado (27/05), na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado.
A atividade abordou suas principais características e técnicas de cultivo. Segundo um dos coordenadores do Inova, professor Antônio Abboud, variedades diversas já estão sendo cultivadas na fazenda. Entre elas, azuki, favas diversas, mungo verde, alado, corda, vagem alessa, vagem novirex, guandu e borboleta.
“Estamos aqui hoje oferecendo uma oportunidade de inovar na diversidade da cultura dos agricultores familiares de Maricá apresentando os feijões especiais. Na parte teórica da oficina, fiz uma viagem mostrando os tipos de feijões ao redor do mundo e depois fomos a campo para ver os feijões de espécie americana, andina e africana. A ideia é que eles interessem pelo seu cultivo e pela grande oportunidade de gerar pequenos negócios, já que são produtos diferenciados que não se encontram facilmente em mercados”, explica Abboud.
No fim do evento, os presentes puderam degustar alguns desses feijões e ganharam sementes. O Inova é uma parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), por meio da Biotec Maricá, com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).