‘3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio é demonstração de ousadia e visão de futuro de Maricá’, diz presidente da Codemar

Simpósio sobre o combustível do futuro vai ser realizado entre os dias 29 e 31 de maio e posicionará a cidade na vanguarda tecnológica da energia do hidrogênio

Com a presença de pesquisadores e autoridades, foi lançado nesta segunda-feira (15), em Maricá, o 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio. Para o presidente da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), Hamilton Lacerda, a iniciativa posicionará a cidade na vanguarda tecnológica da energia do hidrogênio.

Lançamento do 3º Congresso do Hidrogênio, em Maricá. Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, fala à plateia. Foto: Leonardo Fonseca

“O 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio é uma demonstração de ousadia e visão de futuro”, avalia o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.

Para ele, o evento revela que o governo de Maricá se preocupa “em bem utilizar os recursos públicos pensando na construção um futuro com justiça social, com emprego, com desenvolvimento”

O evento que traz como tema “Transição energética, descarbonização e reindustrialização”, vai acontecer entre os dias 29 e 31 de maio, no bairro Barra de Maricá.

“A Codemar está presente nesta importante iniciativa porque estamos enxergando as possibilidades de desenvolvimento econômico nesta nova cadeia produtiva”, diz o presidente da Codemar.

Ele ressalta o potencial do hidrogênio e acrescenta que três novos protótipos de ônibus movidos com energia limpa serão entregues no início do ano que vem: “A partir das soluções que forem encontradas com essa encomenda tecnológica – feita entre Prefeitura e UFRJ –, serão geradas patentes e soluções. E a Codemar vai se debruçar em cima dessas soluções para atrair empresas e indústrias aqui no nosso município”.

O pesquisador Paulo Emílio de Miranda ressaltou a receptividade de Maricá ao Congresso Foto: Leonardo Fonseca

Para o prefeito Fabiano Horta, “Maricá é uma cidade que pensa e olha para o futuro, sendo pioneira na adoção de iniciativas para uso do hidrogênio em larga escala. É uma alegria enorme receber, aqui no município, empresas e especialistas comprometidos com a implementação dessa energia limpa tão importante para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso terá impacto positivo enorme na vida das pessoas, não só aqui da nossa cidade, mas do país inteiro”.

Palestrantes internacionais

Realizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), em parceria com a Prefeitura de Maricá e a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), o simpósio tem como tema “Transição energética, descarbonização e reindustrialização com o uso do hidrogênio”.

Representantes de diversos países participarão do evento, notadamente da França, Reino Unido e Espanha. Ao todo, mais de 30 empresas e entidades estarão representadas nas palestras, painéis e estandes presentes no pavilhão que está sendo montado na Barra de Maricá.

O pesquisador Paulo Emílio de Miranda, professor da UFRJ e presidente da ABH2, ressalta a receptividade da cidade ao Congresso e à ideia de tornar o hidrogênio um combustível viável.

“Eu fui impactado muito positivamente pelo suporte que eu encontrei aqui em Maricá. Porque não são poucas pessoas, e de órgãos diferentes, que atuam com objetivos diversos, mas que têm vontade de fazer acontecer. Hoje vivemos no mundo uma transição energética. E uma transição energética não é só mudar de um combustível para outro, ela envolve mudanças de tecnologia e na sociedade”, explicou Paulo Emílio de Miranda.

Lançamento do 3ª Congresso Brasileiro do Hidrogênio reuniu pesquisadores de diversas universidades e autoridades de Maricá. Foto: Leonardo Fonseca

Transporte coletivo tarifa e emissão zero

A relação de Maricá com o uso do hidrogênio como combustível chegou por meio de uma parceria da Prefeitura com a UFRJ para a produção de protótipo de ônibus movido a hidrogênio. O desenvolvimento do veículo faz parte da meta de descarbonizar toda a frota da EPT, que opera os ônibus vermelhinhos tarifa zero, até o ano de 2038.

Lançamento

O evento de lançamento teve a presença de Hamilton Lacerda, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar); do presidente da ABH2, professor Paulo Emílio de Miranda; do presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Carlos Senna; do presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad; e dos secretários municipais de Promoção e Projetos especiais, José Alexandre Almeida; e de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha.

Inscrições

As inscrições para participar do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio estão abertas no site https://abh2.org/3-cbh2, onde é possível conferir a programação das palestras e painéis e moderações. Também é possível submeter resumos científicos-tecnológicos para publicação na plataforma da Revista Matéria, a publicação da ABH2.

No palco estiveram presentes o presidente do Ictim, Carlos Senna; o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, Igor Sardinha; o pesquisador e presidente da ABH2, professor Paulo Emílio de Miranda; o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad e o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida Foto: Leonardo Fonseca

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...