Moradores de Jacaroá recebem alimentos orgânicos e gourmet
Tomates especiais gourmet de vários formatos, cores e tamanhos, além de quiabos e aipim minimamente processados, já estão chegando às refeições dos maricaenses. Na última sexta-feira (30), por exemplo, eles foram doados para o projeto social “Semeando amor”, com sede em Jacaroá. A ação é do Inova Agroecologia Maricá, uma parceria da Codemar com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que introduz novas tecnologias agroecológicas e cultivares com maior valor agregado no mercado,
Esta foi a terceira entrega realizada pelo horto da agrobiodiversidade no local. Foram 5 quilos de quiabo, 16 quilos de tomate e 5 quilos de aipim.
Os tomates e o quiabos fazem parte da primeira colheita realizada ao longo deste mês na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, em Maricá. Ambos fazem parte do Horto da Agrobiodiversidade, difusão de princípios e práticas agroecológicas e da agricultura orgânica adaptadas ao município com a multiplicação e variedades de produtos vegetais de alto valor econômico e nutricional
O aipim minimamente processado é um dos produtos da Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz, em Ubatiba, administrada pela secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá. A fábrica tem como objetivo prolongar o tempo de validade dos alimentos, para que os produtores possam ter seu produto disponível para comercialização por mais tempo.
“Moro aqui há 25 anos, tenho inúmeros familiares no bairro e esta ajuda é muito importante pra gente. Fico mais feliz ainda em saber que são produtos saudáveis”, celebra a aposentada Ângela Maria de Oliveira Assis, 69 anos, do Jacaroá.
O Projeto
O projeto social “Servindo amor” foi fundado por Cátia Andrade, 52 anos, moradora do bairro Caju, com o objetivo de auxiliar a comunidade. As ações são realizadas através do Varal Solidário, que permite que os moradores levem até o local peças de roupas que não usam mais em doação a quem tenha necessidade; e também o projeto Mesa Solidária, que tem o objetivo de receber doações de alimentos não-perecíveis para população em vulnerabilidade social. Atualmente, realiza ações sociais nos bairros da Amizade, Bambui, Retiro e Ubatiba.