“Eu não tinha experiência no setor, mas enviei meu currículo e consegui a vaga de auxiliar de pista”
Por Marina Mello
O aumento das operações do Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no segundo semestre de 2023, está movimentando a economia de Maricá. O crescimento acelerado do aeroporto gera empregos e renda para os estabelecimentos da cidade e da região.
Atualmente, 50% dos funcionários da Omni Táxi Aéreo e 65% dos colaboradores da Líder Aviação são moradores de Maricá. Além disso, há outras empresas que atuam no aeroporto. Com a expansão prevista para os próximos meses, esses números vão aumentar.
Pedro Costa foi um dos moradores de Maricá que viram oportunidade de emprego em uma nova área com a chegada da Líder. “Eu não tinha experiência no setor, mas enviei meu currículo e consegui a vaga de auxiliar de pista. A partir daí, tivemos todo o apoio e capacitação necessários. Ficamos cerca de dois meses em treinamento antes das operações começarem”, relembra Pedro.
O colaborador conta, ainda, que o treinamento é constante. Desde o início do trabalho prático, a equipe está sempre sendo atualizada para estar capacitada.
“Me sinto privilegiado por estar aqui, fazendo parte dessa nova fase de Maricá, somos frutos do crescimento das operações do Aeroporto de Maricá. Na nossa equipe, todos moram na cidade. Nunca tinha tido um contato direto com o aeroporto antes. A Líder, a Codemar e o Aeroporto de Maricá me deram essa oportunidade”, afirma.
Estratégia
A geração desses empregos faz parte de um planejamento estabelecido pela Codemar. “A estratégia foi amarrar os contratos de concessões comerciais de hangares e processamento de passageiros com cláusulas para que o empregador qualificasse e empregasse a mão de obra local. Com isso, teve uma geração de emprego muito grande no município”, afirma a diretora de Operações, Marta Magge.
Magge afirma que além da contratação, as empresas são responsáveis pela capacitação desses profissionais, que são treinados tanto na base da empresa, quanto em outros aeroportos, para adquirir a expertise na área.
“O município só cresce, gerando uma cadeia produtiva forte. Porque com o aumento da movimentação do aeroporto vieram outros fornecedores e empresas para Maricá”, conta Marta.
Número de hóspedes também aumenta
Com o crescimento do número de voos, a quantidade de passageiros no Aeroporto de Maricá também aumentou. Atualmente, são cerca de 400 pessoas por dia no terminal de passageiros. Dessa forma, setores como gastronomia e hotelaria estão sendo beneficiados.
Ney Passos, proprietário de pousada na cidade, conta que desde agosto começou a receber mais hóspedes, relacionados às operações offshore do Aeroporto de Maricá.
“O crescimento foi significativo. E com a perspectiva de aumento das operações no ano que vem, acredito que o fluxo vai ser ainda maior, estou bastante confiante”, diz Passos.