Crescimento do Aeroporto de Maricá cria empregos, movimenta pousadas e gira economia da região

“Eu não tinha experiência no setor, mas enviei meu currículo e consegui a vaga de auxiliar de pista”

Por Marina Mello

O aumento das operações do Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no segundo semestre de 2023, está movimentando a economia de Maricá. O crescimento acelerado do aeroporto gera empregos e renda para os estabelecimentos da cidade e da região.

Atualmente, 50% dos funcionários da Omni Táxi Aéreo e 65% dos colaboradores da Líder Aviação são moradores de Maricá. Além disso, há outras empresas que atuam no aeroporto.  Com a expansão prevista para os próximos meses, esses números vão aumentar.

Foto: Leonardo Fonseca

Pedro Costa foi um dos moradores de Maricá que viram oportunidade de emprego em uma nova área com a chegada da Líder. “Eu não tinha experiência no setor, mas enviei meu currículo e consegui a vaga de auxiliar de pista. A partir daí, tivemos todo o apoio e capacitação necessários. Ficamos cerca de dois meses em treinamento antes das operações começarem”, relembra Pedro.

O colaborador conta, ainda, que o treinamento é constante. Desde o início do trabalho prático, a equipe está sempre sendo atualizada para estar capacitada.  

Foto: Leonardo Fonseca

“Me sinto privilegiado por estar aqui, fazendo parte dessa nova fase de Maricá, somos frutos do crescimento das operações do Aeroporto de Maricá. Na nossa equipe, todos moram na cidade. Nunca tinha tido um contato direto com o aeroporto antes. A Líder, a Codemar e o Aeroporto de Maricá me deram essa oportunidade”, afirma.

Estratégia

A geração desses empregos faz parte de um planejamento estabelecido pela Codemar. “A estratégia  foi amarrar os contratos de concessões comerciais de hangares e processamento de passageiros com cláusulas para  que o empregador qualificasse e empregasse a mão de obra local. Com isso, teve uma geração de emprego muito grande no município”, afirma a diretora de Operações, Marta Magge.

A diretora de Operações da Codemar, Marta Magge Foto: Paulo Ávila

Magge afirma que além da contratação, as empresas são responsáveis pela capacitação desses profissionais, que são treinados tanto na base da empresa, quanto em outros aeroportos, para adquirir a expertise na área.

“O município só cresce, gerando uma cadeia produtiva forte. Porque com o aumento da movimentação do aeroporto vieram outros fornecedores e empresas para Maricá”, conta Marta.

Número de hóspedes também aumenta

Com o crescimento do número de voos, a quantidade de passageiros no Aeroporto de Maricá também aumentou. Atualmente, são cerca de 400 pessoas por dia no terminal de passageiros. Dessa forma, setores como gastronomia e hotelaria estão sendo beneficiados.

Ney Passos, proprietário de pousada em Maricá Foto: Leonardo Fonseca

Ney Passos, proprietário de pousada na cidade, conta que desde agosto começou a receber mais hóspedes, relacionados às operações offshore do Aeroporto de Maricá.

“O crescimento foi significativo. E com a perspectiva de aumento das operações no ano que vem, acredito que o fluxo vai ser ainda maior, estou bastante confiante”, diz Passos.

Foto: Leonardo Fonseca

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...