O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é um produto lançado pela Codemar com registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o diferencial de sua pegada ambiental: o FII tem entre seus ativos áreas que somam 534 hectares de Mata Atlântica preservada que geram renda verde por meio de Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS). A corretora parceira é a RJI.
O produto oferece uma resposta à grande demanda internacional por ativos sustentáveis, principalmente por conta de compromissos assumidos com a Agenda 2030, da ONU. As UCSs são vinculadas a Créditos ao Produtor Rural Verde (CPR-V). A presença dessas áreas verdes no FII faz dele um fundo de alto valor agregado e em sintonia com as necessidades e exigências do mercado global atual. Além dessas áreas, outros importantes ativos fazem parte do fundo, como locais onde estão erguidos equipamentos da companhia, o Hotel Maricá (que será construído pela Codemar).
Lançamento
O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, esteve no estande do Fundo de Investimento Imobiliário da Codemar no seu lançamento, na Smart Summit 2024, no Rio. A feira é considerada uma das mais importantes sobre o mercado de investimentos no país.
Segurança e retorno
Além de o FII estar registrado na CVM, ele também faz parte da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima).
Já a UCS é registrada como Título Financeiro na B3 (Bolsa do Brasil) e está amparada por legislação nacional e pactos globais. A UCS, além de ser uma investimento na preservação ambiental, também é um investimento como qualquer outro título financeiro: são negociáveis e oferecem retornos como dividendos.
O e-mail do FII é fundo.imobiliario@codemar-sa.com.br