Web Summit Rio 2024 proporcionou oportunidades de networking e aprendizado sobre IA
Cinco das onze startups sediadas na Incubadora OCA, do Galpão Tecnológico de Maricá, participaram do Web Summit Rio 2024 e avaliaram a experiência de forma positiva. O evento é reconhecido como um dos maiores do mundo com o tema inovação e tecnologia.
Com uma abordagem voltada para as transformações provocadas pela Inteligência Artificial (IA) nos negócios, a edição deste ano proporcionou oportunidades de networking e aprendizado para as empresas participantes e visitantes.
Cesar Medeiros, da startup Inclusão TEA Consultoria e Treinamento, foi em busca de oportunidades de negócios e voltou com 28 contatos relacionados à sua área, que foca no transtorno do espectro autista. Os contatos vão desde outras startups a empresas de maior porte.
“Foi minha primeira participação no Web Summit, então quis chegar cedo e ficar até o fim para circular e conversar com todos que pudessem se tornar parceiros estratégicos ou ainda possíveis clientes. Tinha interesse especial em estar no Espaço Senac, onde pude assistir à excelente palestra do Gabriel Chalita, falando sobre ética e Inteligência Artificial; e do Leandro Mattos, da CogniSigns, falando sobre triagem digitalizada do autismo, tema diretamente relacionado à nossa startup”, destacou o incubado.
Leandro Miranda, da Irriga Kit, que atua com soluções tecnológicas para o manejo de irrigação automatizada, disse que o evento proporcionou ao ecossistema de startups diálogos enriquecedores e informações valiosas.
“Nos permitiu compreender melhor o cenário e as estratégias a serem adotadas. Além disso, o evento nos incentivou a repensar conceitos em busca de soluções para os desafios enfrentados. Conhecer as experiências e perspectivas das pessoas presentes foi inspirador”, apontou Medeiros.
Participação estratégica
O Web Summit, realizado entre os dias 15 a 18 de abril, no Rio de Janeiro, reuniu líderes influentes, empreendedores visionários e investidores de destaque, oferecendo um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e a criação de parcerias estratégicas.
Para o diretor de Indústria, Energia, Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo, foi uma experiência bem sucedida.
“Esse é um reflexo do compromisso e da excelência de nossos empreendedores. Estamos orgulhosos de ver nossas empresas se destacando em um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, e isso só reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região”, disse.
O coordenador do Galpão Tecnológico de Maricá, William Lima, comentou que essa participação reforça a posição das startups de Maricá como líderes regionais em inovação e destaca o papel fundamental da incubadora OCA no apoio.
“A presença significativa das startups é uma prova do potencial inovador e do comprometimento dos nossos empreendedores. Continuaremos a apoiá-las em seu crescimento e sucesso no cenário de inovação”.