Galpão Tecnológico de Maricá sedia 2º Congresso de Serviços de Engenharia e Gestão

Colaboradores da Codemar ministram minicursos sobre tecnologia e inovação

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) foi uma das participantes e apoiadoras do 2º Congresso de Serviços de Engenharia e Gestão, que aconteceu entre os dias 27 a 29 de maio, no Galpão Tecnológico de Maricá, em Inoã.

A programação contou com palestras, minicursos, mesas redondas e atividades culturais. O coordenador de Produtos Digitais, Fabrício Dias, e a coordenadora de Projetos Sustentáveis, Julia Marques, da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Codemar, ministraram minicursos.

Coordenador de Produtos Digitais, Fabrício Dias, e a coordenadora de Projetos Sustentáveis, Julia Marques.

Com o tema Ethical Hacking, Fabrício Dias, falou sobre como a segurança influencia no dia a dia e por que as pessoas precisam ter consciência de que o dispositivo que usam, se não for bem cuidado, entrando em redes inapropriadas, pode ser hackeado. Trazendo prejuízos não só econômico, mas também social e para vida.

“Teve bastante discussão do pessoal tentando entender como funciona a tecnologia por trás disso e esses foram os pontos dos aspectos mais abordados. A gente fez uma prática tentando encontrar câmeras abertas no Brasil. A gente conseguiu encontrar algumas câmeras e IPs que estão na internet públicos com as câmeras abertas, inclusive foi encontrado de universidades famosas do Brasil”, explicou.

Fabrício lembrou que também entraram em pauta alguns dos aplicativos da Codemar: MumbuCar, Compre.Rio e o ElaProtegida.

“Em relação aos aplicativos da Codemar, nós nos preocupamos com a questão da Lei Geral de Proteção de Dados, que faz tudo seguindo a legislação, e também tem o total controle de todos os dados dos usuários para que isso não vaze. Tudo é feito de uma forma bem coerente, com padrões, como a ISO 9001”, explicou.

Sustentabilidade transcende a proteção ambiental

A coordenadora de Projetos Sustentáveis, Júlia Marques, é engenheira ambiental, especialista em gestão de projetos ambientais. Ela falou sobre inovações tecnológicas sustentáveis e disse que buscou oferecer uma visão abrangente sobre como a tecnologia pode impulsionar práticas ambientalmente responsáveis.

“O curso também reforçou que sustentabilidade transcende a proteção ambiental, estendendo-se às esferas social e econômica para construir uma sociedade equitativa e um ambiente de negócios que preserve recursos para o futuro”, destacou Júlia.

A superintendente comentou que outro tema importante abordado foi o desenvolvimento de futuras usinas fotovoltaicas. Instalações fundamentais para a transição de Maricá para fontes de energia renováveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e minimizando o impacto ambiental da cidade.

“O Galpão Tecnológico, que atualmente abriga inúmeras startups, foi destacado como o núcleo da inovação local. Esse espaço não só apoia o crescimento de novas empresas tecnológicas, mas também serve como o ponto de partida para o futuro Parque Tecnológico de Maricá, prometendo ser um catalisador para o desenvolvimento tecnológico e econômico na região”, explicou.

O congresso

O Congresso de Serviços de Engenharia e Gestão foi uma iniciativa da Universidade de Vassouras – Campus Maricá, a partir das coordenações de Engenharia de Software, Engenharia Civil, Administração e Ciências Contábeis. Teve como público alvo alunos de graduação, pós-graduação, profissionais das áreas de Engenharia e Gestão ou com interesse em Serviços de Engenharia e Gestão.

Programas

Notícias

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...

Projetos de produção de alimentos e plantas medicinais são visitados por equipe do Ministério...

Inova Agroecologia, Farmacopeia e Ciamar foram apresentados ao superintendente da pasta no Rio de Janeiro Projetos de produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais da...