Codemar leva público da FLIM para conhecer Casa Darcy Ribeiro

Transfers saem da Orla do Parque Nanci, onde acontece o evento, em quatro horários

Um dos principais nomes da literatura brasileira em Maricá é o escritor e antropólogo Darcy Ribeiro. E para conhecer ainda mais sobre o pensador, o público que visita a Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), na Orla do Parque Nanci, está tendo a oportunidade de pegar um transfer e conhecer o Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. 

A iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pelo Museu Casa Darcy Ribeiro. As vans com destino à casa do escritor saem em quatro horários durante a nona edição da FLIM: 11h, 13h, 15h e 16h30. O transfer só não vai ser realizado nesta segunda e terça-feira (4 e 5 de novembro), pois o museu não funciona nesses dias. A Festa Literária acontece até o dia 10 de novembro. 

Quem desejar pegar o transfer, é só fazer a inscrição na tenda Museu Casa Darcy Ribeiro, localizada na entrada principal da FLIM.

Foto: Paulo Ávila

“Essa iniciativa de fazer o transfer entre a FLIM e o Museu Casa Darcy Ribeiro é uma iniciativa pioneira em Maricá. E ela dá aos maricaenses, aos turistas, a todo mundo que quiser, a oportunidade de estar integrando dois grandes equipamentos culturais que temos aqui na cidade”, afirmou Isis Macedo, museóloga da Casa Darcy Ribeiro. 

Iniciativa aprovada

Luakan Anambé usou o transfer da FLIM para a Casa Darcy Ribeiro – Foto: Paulo Ávila

A indígena Luakan Anambé, da Aldeia Irapã, povo Anambé, no Pará, foi uma das passageiras que aproveitaram o transfer da FLIM para conhecer a Casa Darcy Ribeiro. Ela, que é moradora de Jacarepaguá há 15 anos, visitou o espaço pela primeira vez. 

“Sempre ouvi falar em Darcy Ribeiro, mas nunca imaginava que eu fosse encontrar um lugar tão lindo como é esse museu. Estou muito feliz! É um lugar que todo mundo deveria visitar, até mesmo para conhecer um pouco mais sobre quem foi Darcy Ribeiro, esse grande líder”, afirmou Luakan.

Jéssica Tavares com o marido, Leonardo Ramos, e os filhos Nicollas e Nicolly – Foto: Paulo Ávila

Pela primeira vez na FLIM com a família,  a agente comunitária de saúde Jéssica Tavares aproveitou a oportunidade de conhecer a Casa Darcy Ribeiro. Ela, que é moradora de Santa Paula, em Inoã, disse que o transfer facilitou muito a ida dela ao museu. 

“Essa iniciativa de trazer o público da FLIM para conhecer o museu é muito interessante. Foi a primeira vez que visitamos o espaço e, talvez, se não tivesse o transfer, não viríamos. Adoramos, foi uma experiência única conhecer a Casa Darcy Ribeiro”, contou Jéssica. 

O estudante de Direito Miguel Braga, que foi à FLIM com sua tia, também aprovou a iniciativa.

O estudante de direto Miguel com os amigos e familiares – Foto: Paulo Ávila

“Eu moro em Maricá há muito tempo, mas ainda não conhecia o museu. Então, achei muito interessante poder estar na FLIM e vir para cá. Foi muito bom conhecer o espaço e um pouco mais da vida de Darcy”, disse Miguel, que mora no Parque Nanci. 

Horários das vans

Saída da FLIM: 11h

Chegada ao museu: 11h45

Saída do museu: 12h30

Chegada na FLIM: 13h15

Saída da FLIM: 13h

Chegada ao museu: 13h45

Saída do museu: 14h30

Chegada na FLIM: 15h15

Saída da FLIM: 15h

Chegada ao museu: 15h45

Saída do museu: 16h30

Chegada na FLIM: 17h15

Saída da FLIM: 16h30

Chegada ao museu: 17h15

Saída do museu: 18h

Chegada na FLIM: 18h45

Programas

Notícias

1º Festival da Canção – Escrito nas Estrelas começa nesta sexta-feira (22) em Araçatiba

Evento tem apresentação de 26 novos talentos e artistas consagrados Novos talentos e grandes estrelas da música vão se reunir no 1º Festival da Canção...

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...