Codemar apresenta projetos para a comitiva de participantes do Egapes

Autoridades e pesquisadores se reúnem para entender atuação da companhia, em busca de possíveis parcerias

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu na quarta-feira e nesta quinta-feira (13 e 14/11) a visita de autoridades e especialistas que estão participando do Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária (Egapes), no Banco Mumbuca, nesta semana. A comitiva conheceu projetos da companhia e conversou sobre possíveis parcerias, principalmente os representantes do Executivo municipal de Indiaroba, do Estado de Sergipe.

O vice-prefeito licenciado de Maricá, Diego Zeidan, que acompanhou os encontros, demonstrou satisfação por Maricá estar sempre atraindo novos olhares com suas iniciativas.

“Estamos aqui apresentando os projetos de Maricá de desenvolvimento econômico e de proteção social para a comitiva que veio no Egapes. Dentre os visitantes temos gente aqui de Bordeaux, da França, e uma comitiva de Indiaroba, de Sergipe. Gente do Brasil e do mundo inteiro vindo conhecer as políticas de Maricá, que mais uma vez servem de exemplo para o mundo”, destacou o vice-prefeito.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, apresentou os projetos da Codemar que têm impulsionado a cidade e a região. “Nós temos muito o que aprender com nossos visitantes que também chegam com uma experiência agregadora para nossa cidade. Estaremos à disposição para mostrar nosso desenvolvimento e alinhar parcerias para que Maricá leve inovação além dos seus limites territoriais”.

Aquicultura e comercialização de ativos ambientais

O atual prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento Santos, e o prefeito eleito Marcos Sertanejo se interessaram na técnica de cultivo de camarões do Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar). Indiaroba, atualmente, é um dos maiores produtores de camarão do estado de Sergipe – e o que teve o maior aumento na produção entre os municípios sergipanos.

“Indiaroba é o quarto maior produtor de camarão de Sergipe. O camarão foi inserido na merenda escolar da rede municipal de ensino da cidade. Gostaríamos de entender como funciona a técnica de Maricá, para aprimorar ainda mais a nossa produção”, comentou o prefeito Adinaldo do Nascimento.

No segundo dia de reuniões, a comitiva também aproveitou para entender como funciona a Mumbuca Verde, plataforma de comercialização de ativos ambientais desenvolvida pela Codemar em parceria com a Govtech Tesouro Verde, pertencente à greentech BMV Global.

O diretor de Economia Solidária, Eugênio Soares, lembrou que as iniciativas buscam colocar a Codemar em pautas importantes no Brasil e no mundo. “Estamos mostrando uma referência em torno do cooperativismo. E com a inauguração do Criesol vamos consolidar esse modelo, de tornar Maricá uma referência do cooperativismo no Brasil, pensando muito no desenvolvimento econômico, na economia das pessoas e das famílias, conforme tem colocado o nosso futuro prefeito Quaquá”, disse.

Participação
Participaram também dos encontros e recepção às comitivas representantes da Codemar como o diretor de Gestão e Participação, Cristiano Brochier, e o superintendente do Mumbuca Verde, Davi Cohen. A presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, também acompanhou os encontros.

Egapes

O 4º Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária (Egapes), aconteceu durante os dias 12, 13 e 14 de novembro, no Banco Mumbuca. A edição apresentou o tema “Qual a contribuição da economia solidária num contexto de emergência climática?”, propondo debates sobre o papel das redes solidárias para enfrentar as crises ambientais e socioeconômicas.

Programas

Notícias

Farmacopeia Mari’ká realiza oficina de loção de citronela

Chegada do verão aumenta proliferação dos mosquitos Planta medicinal com propriedades aromáticas e repelentes, a citronela foi a estrela de uma oficina de loção na...

Maricá participa da G20 Social e mostra para o mundo iniciativas da cidade

Diretores da Codemar falaram do uso da tecnologia no desenvolvimento social e do investimento em agricultura familiar para garantir segurança alimentar Maricá mostrou um pouco...

Intelectuais se reúnem no Museu Casa Darcy Ribeiro para falar de utopias e a...

O futuro da cidade e do Brasil foi discutido com base no legado do antropólogo na casa onde ele morou e escreveu sua mais...