Aeroporto de Maricá aumenta operações e multiplica números

Perspectiva é que crescimento seja maior em 2024, com expansão e novas empresas

Os números do Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), não param de crescer. Em 2023, houve um aumento de 360% de passageiros, em comparação ao ano anterior. O número de aeronaves que operam também triplicou, de dois para seis helicópteros.

Atualmente, o aeroporto realiza cerca de 36 voos diariamente. São aproximadamente 400 passageiros transitando todos os dias pelo local.

Em relação ao número de hangares concedidos às empresas de táxi aéreo, também houve alta. Em 2022, a Omni já ocupava dois hangares do aeroporto. Com a chegada da Líder Aviação, em 2023, a empresa passou a ocupar um hangar, somando três no total.

Foto: Leonardo Fonseca

Combustível

O volume de combustível do Aeroporto de Maricá também teve uma alta de 100%, em relação ao ano anterior. Em 2024, com o novo Posto de Abastecimento de Aeronaves, inaugurado no início de fevereiro, e com capacidade cinco vezes maior do que o anterior, esse número vai aumentar.

Com bandeira da Shell e capacidade de cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos de combustível por mês, o posto de abastecimento tem estoques fixos e móveis e pode atender até 33 aeronaves de médio e grande porte, número total previsto para operar até o fim deste ano no Aeroporto de Maricá.

Para que isso seja possível, o aeroporto está realizando diversas obras de expansão. Até dezembro de 2024, a perspectiva é que sejam entregues mais dois novos pátios, com capacidade para 13 aeronaves de grande porte cada um, e a expansão do terminal de passageiros. Dessa forma, novas empresas também vão começar a operar no local.

Foto: Leonardo Fonseca

Empregos

Com o crescimento acelerado que o Aeroporto de Maricá vem tendo nos últimos anos, a geração de empregos na cidade também aumentou. Atualmente, 50% dos funcionários da Omni Táxi Aéreo e 65% dos colaboradores da Líder Aviação são moradores de Maricá.

Segundo a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge, em 2024, a geração de empregos direta e indireta no município deve crescer em torno de 90%, com a chegada de novas empresas do segmento e com a formação de mão de obra local.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...