Aeroporto de Maricá faz licitação para contratar clínica veterinária especializada em animais silvestres

Trabalho faz parte do gerenciamento de risco de fauna, ação que SBMI investe desde 2018

O Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), está com processo de contratação de clínica veterinária especializada em animais silvestres. O processo é apenas para clínicas especializadas, e não para médicos veterinários. Não será contratado o profissional, e sim a clínica.

Foto: Leonardo Fonseca

O trabalho faz parte do gerenciamento de risco de fauna, – ação caracterizada pelos relatórios de Identificação de Perigo de Fauna (IPF), Programa de Gerenciamento de Risco de Fauna (PGRF), e Plano de Manejo de Fauna (PMFA) -, que a gestão aeroportuária do SBMI faz desde 2018.

“A nossa gestão aeroportuária dispõe de um setor responsável pelo Gerenciamento da Segurança Operacional, que possui capital humano e financeiro alocados na gestão de riscos e supervisão contínua das operações aeroportuárias”, explica o superintendente de Segurança Aeroportuária, Bruno Marinho.

O superintendente explica que parte importante do gerenciamento do risco do Aeroporto de Maricá está focado no perigo de fauna. Por isso, foi contratado o Serviço Técnico Especializado no Manejo de Fauna (Contrato 79/2022).

Manejo

A Firjan/SENAI, por intermédio deste contrato, realiza vistorias e acompanhamento dos animais e seus focos atrativos; propõem medidas mitigatórias; realizam afugentamento e, vão realizar, ainda em 2023, a captura e a realocação de animais silvestres.

Foto: Paulo Ávila

Em trâmite administrativo desde 2022, a contratação do serviço veterinário visa complementar a atividade de Manejo de Fauna. O serviço será realizado, essencialmente, para atender a demanda vinculada a captura e realocação de animais, complementando as atividades mitigatórias de risco realizadas pelo Aeroporto de Maricá.

O objetivo é obter os mais elevados níveis de segurança operacional, salvaguardando a integridade física das pessoas envolvidas nas operações aeronáuticas, a saúde animal e os bens públicos e privados.

As clínicas veterinárias especializadas em animais silvestres que queiram participar do processo de licitação, que acontece no dia 25/07, às 10h, devem retirar o edital no site https://codemar-sa.com.br ou www.comprasgovernamentais.gov.br ou ainda solicitar pelo e-mail: licitacoes@codemar-sa.com.br.

Programas

Notícias

Maricá recebe festival de férias de handebol de praia e modalidade surpreende alunos

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, recebe até a próxima sexta-feira (26) um festival de handebol de praia promovido...

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...