Aeroporto de Maricá fecha 2023 com quatro vezes mais passageiros

Perspectiva é que, em 2024, os números aumentem ainda mais

Por Marina Mello

O Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), registrou aumento de 360% de passageiros em 2023, em comparação ao ano anterior. Em 2022, cinco mil pessoas passaram pelo aeroporto, já em 2023, foram 23 mil passageiros – mais que o quádruplo.

Foto: Leonardo Fonseca

Os números são resultado do crescimento do aeroporto. Atualmente, as operações offshore acontecem com seis aeronaves: quatro da Omni Táxi Aéreo e duas da Líder Aviação. Em 2022, as operações eram realizadas com dois helicópteros.

“Todo este crescimento faz com que o Aeroporto de Maricá se torne referência em base operacional na cadeia produtiva de óleo e gás, dedicada à operação no Campo de Búzios, que é o maior em águas ultraprofundas e faz parte do pré-sal da Bacia de Santos”, afirma a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge.

Ela lembra que o Aeroporto de Maricá tem localização estratégica para chegar às plataformas. O trajeto aéreo leva cerca de 50 minutos.

Mais combustíveis e hangares

Com mais helicópteros, o volume da venda de combustível também aumentou. Em 2022, o volume era de 1.000m³. Em 2023, o número foi de 2.000m³, um crescimento de 100%. Em 2024, com o novo posto de abastecimento de aeronaves, a expectativa é que sejam vendidos 55 mil m³.

Foto: Leonardo Fonseca

Em relação ao número de hangares concedidos às empresas de táxi aéreo, também houve alta. Em 2022, a Omni já ocupava dois hangares do aeroporto. Com a chegada da Líder Aviação, em 2023, a empresa  passou a ocupar um hangar, somando três no total.

Faturamento

O aumento das operações, em 2023, também impactou no arrecadamento do Aeroporto de Maricá. O valor do faturamento de processamento de passageiros teve um crescimento de 325% em relação a 2022.

Foto: Leonardo Fonseca

O faturamento da venda de combustível aumentou 128%; nas concessões de hangares, o crescimento foi de 33%; e de pouso e decolagem, 73%. O aumento é em relação a 2022.

Somando os valores, o Aeroporto de Maricá fechou 2023 com um crescimento de 66% em comparação ao ano anterior.

A diretora Marta Magge explica que a tendência é que o Aeroporto de Maricá bata recorde de faturamento em 2024, com a expansão que está sendo realizada.

Obras de expansão

Em 2023, o Aeroporto de Maricá iniciou as obras do pátio 3, com vagas para 13 aeronaves S-92. As vagas vão ser entregues em fevereiro.

Em seguida, começam as obras do pátio 4, com mais 13 posições para aeronaves S-92, com previsão de finalização em agosto.

Foto: Leonardo Fonseca

Somando as sete posições dos pátios 1 e 2, o Aeroporto de Maricá vai ter, ao todo, 33 posições. Também em 2024 vão ser construídos mais quatro novos hangares, com previsão de entrega até o fim do ano.  

“A geração de empregos direta e indireta no município deve crescer em torno de 90%, com a chegada de empresas do segmento e com a formação de mão de obra local”, analisa Marta Magge.

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...