Agricultores familiares e cooperativados recebem informações sobre minimecanização agrícola

Curso gratuito oferecido em Maricá tem foco no aumento da produtividade rural

Agricultores familiares e integrantes de uma cooperativa de produção rural de Maricá participaram de um curso sobre minimecanização agrícola, nesta sexta-feira, na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, em Maricá. O curso foi oferecido gratuitamente pelo Inova Agroecologia Maricá, uma parceria da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os produtores que participaram da qualificação foram apresentados a novas tecnologias, maquinários de pequeno porte e aprenderam sobre manutenção e usos dos equipamentos.

Minimecanização agrícola foi tema curso do Inova Agroecologia Maricá, da Codemar com a UFRRJ. Foto: Paulo Ávila

“A mecanização torna o trabalho no campo menos exaustivo, menos sofrido. Também aumenta a produtividade e a lucratividade dessas famílias”, explicou o engenheiro agrônomo da UFRRJ Giovane Leal de Souza Silva.

Para o especialista, que ministrou a parte mais teórica do curso, o uso de novas tecnologias ajuda inclusive na sucessão familiar no campo.

“Com a minimecanização, o produtor passa a ter mais qualidade de vida. O trabalho demanda menos tempo, os meios de transporte possibilitam até que os produtores possam morar na zona urbana. Isso permite que os descendentes de agricultores continuem as atividades”, finalizou Giovanne Silva.

Capacitação

Para quem já atua no campo, conhecer esses maquinários, aprender sobre o seu dimensionamento e manutenção significa melhoria nas condições de trabalho e de vida. Isso até mesmo para quem já é técnico agrícola, como Lucas Gonçalves Vilas, de 22 anos, responsável justamente pelo maquinário da cooperativa que participou da aula.

Minimecanização agrícola foi tema curso do Inova Agroecologia Maricá, da Codemar com a UFRRJ. Foto: Paulo Ávila

“Esse tipo de curso é importante porque nos atualiza dos maquinários, ajuda a avaliar melhor as necessidades e os benefícios de cada um. Vi que uma serrinha de mão e uma adaptação da roçadeira para enxada pode acelerar o nosso trabalho. Função de dois dias daria para a gente fazer em um só”, disse.

O programa

O Inova Agroecologia Maricá investe na dinamização da produção rural de Maricá disseminando boas práticas, técnicas de manejo, cultivares com maior valor agregado e tecnologias. Os cursos oferecidos são gratuitos, e os produtores têm acesso a consultores, sementes e mudas. Todo o trabalho é desenvolvido dentro das práticas agroecológicas e orgânicas.

Programas

Notícias

Carregadores para carros 100% elétricos são instalados em Maricá

Equipamento é iniciativa do Maricá Rotativo e está disponível na Orla de Itaipuaçu e no aeroporto municipal, no Centro Parar em estacionamento público e ainda...

Codemar promove ação pela Semana do Meio Ambiente na próxima segunda-feira (03/06)

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vai promover uma ação a seus colaboradores para falar sobre sustentabilidade, reciclagem e boas práticas, na próxima...

ADM Maricá e Niterói Rugby vencem 1ª etapa do Circuito Carioca de handebol de...

A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sediou neste domingo (26) a 1ª etapa do Circuito Mundial de handebol de...