Campeões da etapa final do Circuito Brasileiro de handebol de praia são definidos em Maricá

Odete São Paio-RJ e Clube Português-PE levaram títulos no feminino e masculino

Maricá se consolidou como a capital internacional do handebol de praia por sediar diversos eventos importantes e incentivar o esporte na cidade, agora como política pública. A temporada 2023/24 do Circuito Brasileiro de handebol de praia terminou neste domingo (31/03) nas areias de Maricá, no Rio de Janeiro. Odete São Paio-RJ (São Gonçalo) no feminino e Clube Português-PE no masculino levaram o título da competição, que teve 40 equipes participantes.

“Mais uma realização na cidade, trazendo os melhores do nosso país, com categoria juvenil e adulto. Uma grande festa de alto nível, um evento que foi um esquenta para o Global Tour Brasil, que é uma etapa do Circuito Mundial e será em maio”, afirmou o diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).

O Secretário de Esporte e Lazer, Carlos Vagner Frauches, comemorou mais uma ação importante de incentivo ao esporte por Maricá. Ele também lembrou que as competições na cidade buscam ainda mais incentivos aos novos praticantes do esporte inseridos nos núcleos de iniciação ao handebol de praia.

“Nós estamos recebendo novamente uma final importante. A cidade se inseriu nesse universo da modalidade e está buscando crescimento. Que é muito importante para os nossos jovens e também para a idade.

Vitória feminina

As mulheres abriram a decisão na Barra de Maricá. Em uma final inédita com os dois times do estado, o Odete São Paio-RJ venceu o ILGC/Cesp-RJ por 2 a 0, parciais de 20/16 e 22/14. Os times representavam as cidades vizinhas de Maricá: São Gonçalo e Itaboraí. A defensora Ariane Demétrio comemorou o título e se emocionou após a conquista.

Foto: Leonardo Fonseca

“Foi muito difícil levantar essa taça. Teve um momento que desacreditamos de nós mesmas e não era para ter acontecido isso. A gente precisava ganhar o último jogo da primeira fase para classificar e acabamos não imaginando que a gente venceria. Mas conseguimos chegar até a final e ganhamos. Não tem explicação”, comentou Ariane Demétrio.

Vitória masculina

Já no masculino, o Niterói Rugby-RJ atuou com o apoio da torcida diante do Clube Português-PE e fez um duelo equilibrado. Após um empate nos dois primeiros sets, com parciais de 21/19 e 16/20, os pernambucanos levaram a melhor no shoot out, que são os pênaltis na modalidade, e ganharam por 3 a 2.

Foto: Leonardo Fonseca

“Essa etapa foi muito forte. Foi intensa o main round, como é feito agora. Todo jogo é uma final e o desgaste é muito grande. Foi um grande espetáculo. Coroar esse título em um ano de exibição dos Jogos Olímpicos de Paris não tem explicação”, comentou o especialista Bruno Carlos, do Clube Português-PE.

Incentivadora olímpica

O evento contou com uma presença ilustre. A campeã olímpica no atletismo em Pequim-2008, Maurren Maggi, prestigiou as finais. Ela falou sobre a importância dos Jogos Olímpicos para um atleta. O handebol de praia vai ser esporte de exibição em Paris-2024 e está incluso na mesma competição, mas para a juventude em Dakar-2026.

Foto: Leonardo Fonseca

“A gente que é atleta, a gente batalha para estar numa Olimpíada. E você ir pra uma Olimpíada, você já tem que ir pensando que você vai ganhar uma medalha. Eu acho que não existe nenhum atleta que vá pra Olimpíada pensando que não vai ganhar medalha. É o ápice para qualquer pessoa”, finalizou Maurren Maggi.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...