Centro de formação em ‘esports’ e desenvolvimento de jogos: legado do Maricá Games é entregue

Espaço, no Galpão Tecnológico em Inoã, tem ainda estúdio completo para gravar podcast gratuitamente

A Prefeitura de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) lançaram, nesta terça-feira (18), o Hub Maricá Games, no Galpão Tecnológico, em Inoã. O espaço faz parte do legado da maior feira gamer do Rio de Janeiro, que neste ano realizou sua terceira edição.

A iniciativa é voltada para capacitação e formação da população local em atletas de esports (jogadores profissionais de videogames), abrangendo modalidades olímpicas. Serão oferecidos, também, cursos na área desenvolvimento de jogos.

Hamilton Lacerda comemorou o legado do Maricá Games. Foto: Leonardo Fonseca

“Depois da terceira edição do Maricá Games, pensamos em que tipo de legado o evento poderia deixar. Chegamos à conclusão de que deveria ser um espaço onde a juventude de Maricá que gosta de jogos eletrônicos pudesse se encontrar para aprender mais, para fazer amigos e formar equipes para ter mais experiências”, afirmou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar.

O mercado de jogos eletrônicos é um dos que mais crescem atualmente. A arena permanente de jogos insere Maricá no circuito, atraindo amantes dos jogos, mas também investidores do setor.

O prefeito Fabiano Horta acompanhou a inauguração do espaço. Foto: Leonardo Fonseca

Atletas

Pedro Mota, diretor de Indústria, Energia, Tecnologia e Inovação da Codemar, explicou que o espaço será um centro de treinamento para e-atletas e uma escola para desenvolvedores.

“Aqui serão formadas equipes que terão todo o suporte para competir e levar o nome de Maricá, com treinamento e equipe de apoio com psicólogo e fisioterapeuta, entre outros profissionais. Quem preferir o desenvolvimento poderá aprender a roteirizar jogos, modelar gráficos e tudo mais que é preciso. Tudo isso gratuitamente”, garantiu Pedro Mota.

Pedro Mota falou sobre a equipe multidisciplinar que vai atender os atletas de esports. Foto: Leonardo Fonseca

Um dos cursos que já está sendo planejado pela equipe, segundo Pedro Mota, é o de árbitro de esports:

“É uma profissão que está surgindo com o aumento das competições de jogos eletrônicos. Então vamos formar esses jovens interessados para que, quando o mercado solicitar esses profissionais, eles já estejam prontos”, finalizou.

A arena gamer, o espaço de podcast e as salas de estudo e cursos são de uso público, mas dependem de agendamento. Se interessou e quer reunir os amigos para jogar? Basta acessar origem.codemar-sa.com.br e fazer o seu agendamento, que será aberto em breve.

Detalhes dos espaços

Arena Gamer – Local composto por 10 computadores com acesso à internet, onde jogadores da região poderão treinar e disputar torneios, mediante agendamento prévio pelo site origem.codemar-sa.com.br, tornando-se, assim, um polo de inclusão, aprendizagem e transformação social. Estão disponíveis todos os grandes jogos atuais, como LoL, Free Fire e outros.

Arena gamer tem 10 PCs e pode ser usada para competições. Foto: Leonardo Fonseca

Estúdio de podcast – MaricáPod – Ambiente com microfones, câmeras, som, equipamento de edição, corte e captação de áudio. A finalidade é fornecer um ambiente profissional e recursos técnicos para que criadores de conteúdo possam produzir e lançar podcasts na cidade. Este ambiente futuramente estará disponível para uso de interessados.

Estúdio para gravação de podcasts do Hub. Foto: Leonardo Fonseca

Sala de estudo e de desenvolvimento de games – Composta por 5 computadores com acesso à internet que possibilitará ao público pesquisar, realizar cursos, treinar e se desenvolver no mundo gamer, mediante agendamento prévio pelo site origem.codemar-sa.com.br. Futuramente serão ofertados cursos voltados ao universo gamer.

Alunos da rede pública visitaram o hub e puderam usar jogo educativo. Foto: Leonardo Fonseca

Game Mumbuquinha – Jogo educativo disponibilizado gratuitamente. Um personagem chamado Mumbuquinha, inspirado num aluno da rede pública de ensino, passeia por Maricá enfrentando desafios em diferentes cenários da cidade, transformando o aprendizado dos jovens em algo divertido e desafiador.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...