Codemar apresenta Plataforma Mumbuca Verde no Rio Innovation Week

_ Mais de 130 mil visitantes são esperados pela organização do evento no espaço de 60 mil metros quadrados_

Começou nesta terça-feira (3), no Píer Mauá, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, o Rio Innovation Week, maior feira de inovação e tecnologia da América Latina. Além de participar de painéis e palestras ao longo do evento, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) conta com um estande do Programa Mumbuca Verde no local, apresentando a plataforma de ativos sustentáveis para o Brasil e o mundo.

O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, esteve na cerimônia de abertura, com a presença de diversas autoridades, entre elas a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Na companhia da fundadora e presidente da BMV Global, Maria Tereza Umbelino, Lacerda apresentou a plataforma de comercialização de ativos ambientais para pessoas e empresas. Com a compra dos títulos, os investidores recebem benefícios como o Selo Verde, que abre novas portas para negócios e produtos.

Presidente da Codemar, Hamilton Lacerda
Imagens: Leonardo Fonseca

“Estamos na vanguarda com a criação deste novo mercado por meio da valorização de ativos ambientais. São aqueles que preservam a natureza, seja em locais com nascentes ou mata atlântica, e podem gerar títulos financeiros de preservação da natureza”, afirmou o presidente da Codemar.

Ele acrescentou que esses ativos representam uma inovação no mercado financeiro, e a companhia não poderia estar fora. “Atualmente temos 536 hectares em inventário e queremos levar essa nova boa ideia para outros lugares”, disse Hamilton.

Fundadora e presidente da BMV Global, Maria Tereza Umbelino

Para Maria Thereza Umbelino, da BMV, a Mumbuca Verde traz um sólido caminho para a nova economia. “É um projeto inovador em um evento de inovação que todos vêm buscando, que é sair da economia tradicional e inovar com a bioeconomia. Mostramos como a conservação da natureza vira um ativo graças à tecnologia acessível a todos”, conta.

Destaque

Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do governo federal, foi uma das visitas presentes no estande da Codemar, que também tem um destaques de inovação e tecnologia do evento: um simulador de asa delta em realidade virtual. A tecnologia oferece uma experiência radical utilizando os óculos com visão 360º e um colete que levanta o participante e garante a sensação física de um sobrevoo.

Outra ação foi a distribuição de flyers explicativos sobre o programa em papel semente, ecológico, reciclado e artesanal. O material pode ser plantado por levar sementes em sua composição.

Evento com grandes nomes mundiais

Entre os palestrantes do Rio Innovation Week, estão Graça Machel, considerada uma das mais importantes ativistas africanas, a ex-primeira-dama da África do Sul e viúva de Nelson Mandela. O evento recebe ainda Marc Randolph, fundador e primeiro CEO da Netflix, e personalidades nacionais, como os apresentadores Luciano Huck e Xuxa Meneghel e a cantora Anitta.

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...