Codemar é parceira na formação de gestores de feiras de economia solidária da cidade

Parceria com a Secretaria de Economia Solidária promoveu primeiro encontro nesta semana

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é uma das parceiras na formação e capacitação para coordenadores das feiras de economia solidária da cidade. Nesta semana, iniciando o ciclo de formação, a Secretaria Municipal de Economia Solidária e a Codemar receberam os gestores de cinco feiras da cidade na incubadora de inovação social em cultura, no Centro.

O diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares, destacou que a formação foi construída a partir de uma demanda dos coordenadores e feirantes. “A proposta da formação é ampliar a discussão nos temas gestão, liderança e organização, pertinentes ao coletivo das feiras”.

Foto: Rosana Mendez

“A Secretária de Economia Solidária, Andrea Cunha, nos procurou porque desde 2022 apoiamos o coletivo de mulheres empreendedoras Colmeia, solicitando uma parceria de formação”, acrescentou.

Maricá conta com um circuito solidário de feiras que carrega o nome de cinco bairros: Jacaroa, Itaipuaçu, Manu Manuela, Bambuí e Centro. As capacitações terão continuidade para os coordenadores das feiras, também sendo oferecidas aos feirantes posteriormente.

Primeira capacitação
O primeiro encontro contou com a mediação da treinadora de pessoas, Thaisa Muniz, também coordenadora da Rede Colmeia, com experiência na gestão de feira, a Feira da Colmeia. Ela lembrou que a Feira da Colméia cresceu com gerenciamento, treinamento e engajamento de pessoas.

Foto: Rosana Mendez

“Eu quis ajudar o desenvolvimento dos participantes e não apresentar um ‘copiar e colar’ de um modelo de feira que eu faço. Buscamos desenvolvê-los a ponto que eles identificassem as capacidades, o estilo e o jeito de cada grupo ou coletivo e realizar a aplicação de técnicas de gestão de pessoas, de economia solidária e de mercado participativo no grupo deles”, destacou.

Programas

Notícias

Maior evento de games do Rio de Janeiro é aberto com dezenas de atrações...

Maricá Games tem jogos, oficinas, competições, cosplay e mesas redondas com importantes nomes do mercado O maior evento de jogos eletrônicos do Rio de Janeiro...

Aviso de pauta: Maricá abre a maior feira de games do Rio de Janeiro...

A terceira edição do Maricá Games será aberta nesta sexta-feira (19), às 10h, na arena montada na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Serão dez...

De simulador de Fórmula 1 a concurso de cosplay: veja as atrações do Maricá...

Evento começa nesta sexta-feira (19). Programação já está no site oficialFalta pouco para iniciar, em Maricá, uma jornada com diversas atrações de jogos e...