Codemar faz webinário e exposição fotográfica em homenagem a Darcy Ribeiro

Fotografias feitas pelo próprio antropólogo em aldeias indígenas ficarão na Casa de Cultura de Maricá; festa, com direito a samba e rap, acontece no aniversário do intelectual

Música, cultura, poesia e exposição fotográfica marcam o último episódio da série de webinários “Reconstruindo o Brasil a Partir de Darcy Ribeiro”, no próximo dia 26, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá, às 19h. O evento é uma homenagem da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) ao antropólogo e educador que escolheu a cidade como lar.

Casa de Darcy Ribeiro em Maricá está sendo transformada em museu. Foto: Leonardo Fonseca

“Darcy Ribeiro tem muito a ensinar até hoje. Abordou temas como racismo, a relação com indígenas e a educação pública e universal”, diz Hamilton Lacerda, presidente da Codemar.

Lacerda acrescenta que é uma grande honra saber que o antropólogo escolheu Maricá como lar e local para escrever a sua maior obra, “O Povo Brasileiro”.

A companhia está transformando a casa onde o antropólogo viveu, na Praia de Cordeirinho, num museu e centro de pesquisa, com a construção de um prédio anexo chamado Berta Gleizer, antropóloga e companheira de Darcy. O espaço terá biblioteca, áreas de exposição, estúdio de gravação de músicas e podcasts, áreas de convivência e outros.

Casa de Darcy Ribeiro em Maricá está sendo transformada em museu. Foto: Leonardo Fonseca

Webinário

O evento acontecerá a partir das 19h do dia 26/10, de forma híbrida, na praça no Centro de Maricá e também no canal da Prefeitura de Maricá no Youtube (@prefeiturademarica1). A principal atração é o rapper MC Marechal. Também se apresentam a escola de samba União de Maricá e artistas do grupo de poesia Ruasia. A apresentação é de Nega Gizza, e a curadoria é da imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Heloísa Buarque de Hollanda.

A participação da União de Maricá tem um significado muito especial: Darcy Ribeiro foi um grande apreciador do carnaval e idealizador do Sambódromo carioca, na Marquês de Sapucaí. Hoje o local é o palco de um dos maiores espetáculos da Terra.

Exposição

A pesquisadora Rita Rosa com fotografias que ficarão expostas na Casa de Cultura. Foto: Leonardo Fonseca

Para celebrar a memória de Darcy, no mesmo dia do webinário será inaugurada a mostra “Kadiwéu.Ofayé.Urubu-Ka’apor – Os índios de Darcy Ribeiro”, composta por fotografias feitas pelo próprio Darcy durante o tempo em que passou com cada um dos povos indígenas. Trata-se de um recorte da exposição “O olhar precioso de Darcy Ribeiro”, exibida pela primeira vez em 2010 com curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran.

Darcy Ribeiro levou cidadania aos povos indígenas e trabalhou pela preservação de suas culturas. Foto: acervo

As fotografias fazem parte do acervo do antigo Serviço de Proteção aos Índios, hoje da Funai. A mostra acontecerá até o dia 26 de novembro na Casa de Cultura de Maricá, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá.

Serviço

Webinário Reconstruindo o Brasil a Partir de Darcy Ribeiro
Local: On-line no canal da Prefeitura de Maricá no Youtube e presencialmente na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá
Data e hora: 26/10, às 19h

Exposição Kadiwéu.Ofayé.Urubu-Ka’apor – Os índios de Darcy Ribeiro
Local: Casa de Cultura de Maricá, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá
Período: de 26/10 a 26/11
Solenidade de abertura: 26/10, às 14h

Programas

Notícias

Tire suas dúvidas sobre o Voa Maricá

Como são feitos os voos? As operações do Voa Maricá são realizadas com a aeronave Cessna Grand Caravan, que oferece conforto e segurança aos viajantes...

Funcionários da Codemar doam 680 cobertores para o Rio Grande do Sul

Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) também se envolveram na corrente de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul, que sofreu...

Esquadrilha fará show de acrobacias aéreas com fumaça em Araçatiba no sábado (25)

Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça na manhã do próximo...