Codemar fecha parceria com Casa de las Américas, em Cuba, para intercâmbio cultural

Objetivo é estabelecer troca entre instituição e as Casas Museus de Maricá

Maricá vai ganhar um intercâmbio cultural entre as Casas Museus da cidade com a Casa de las Américas, em Havana, Cuba. Foi com o objetivo de estabelecer essa parceria que o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Sady Bianchin, reuniu-se com o vice-presidente da instituição cubana, Jaime Gómez Triana. O encontro aconteceu nesta semana, em Cuba.

O início do intercâmbio ainda não tem data definida. O próximo passo é realizar um planejamento de atividades. O circuito de Casas Museus de Maricá inclui as casas de Darcy Ribeiro, Beth Carvalho e Maysa, todas localizadas em Cordeirinho.

Segundo Sady Bianchin, as parcerias nesse sentido são formas cooperativas, criativas, democráticas e solidárias de reafirmar os encontros com a arte de artistas de diferentes territórios e nações.

“A Casa de las Américas é a mais importante Casa de Cultura da América Latina. A cultura é um instrumento de transformação social, um simbólico que habita o inconsciente coletivo da memória de um povo, por isso a troca é essencial para fortalecer as tradições da nossa América Latina, que vivem em nossos corações”, afirmou.

Sobre a Casa de las Américas

Uma das principais instituições culturais de Cuba, a Casa de las Américas foi fundada em 1959 por Haydeé Santamaría.  O local é um espaço de encontro de diferentes perspectivas e faz intercâmbios com instituições de diversos países.

Programas

Notícias

Agricultores de Maricá recebem capacitação em tecnologias agroecológicas

Curso gratuito dividido em cinco encontros busca difundir práticas modernas que ajudem a produzir alimentos mais saudáveis e de maior valor agregado na cidade Produtores...

Diretor-presidente da Azul Conecta pilota voo do Voa Maricá

Executivo, que também é comandante, foi o responsável pela viagem de São Paulo ao município Os passageiros do Voa Maricá que fizeram o trajeto de...

Codemar e Fundação Mundukide se reúnem e estudam parcerias

A entidade espanhola é focada em organizações cooperativas e atua em vários países, incluindo o Brasil A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu nesta...