Colaboradores da Codemar participam de treinamento sobre estratégia, projetos e processos

Primeira aula foi nesta segunda-feira (05) e o curso será uma imersão de três dias no modo presencial

Funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) iniciaram nesta segunda-feira (05/02) um treinamento de qualificação e formação continuada focada em estratégia, planejamento, alinhamento de projetos e processos. O curso acontece até a próxima quarta-feira (07/02), no Biocentro, no Centro.

Foto: Paulo Ávila

A ministração das aulas é realizada pelo especialista Wankes Leandro, professor da FGV, Ibmec, PUC e César School, além de diretor de Inovação na Plano Consultoria. O professor Wankes, destacou que o servidor é quem faz a máquina pública funcionar e garante a entrega de valor para a sociedade. Então esse curso de estratégia é importante para o entendimento sobre o contexto estratégico em que os colaboradores estão inseridos.

“No segundo dia, a gente vai trabalhar projetos e suas situações. As mudanças na organização ocorrem a partir dos projetos, melhorias e novos serviços a partir dos projetos. No último dia, a gente vai estar trabalhando gestão de processos, como é e o que faz a máquina pública no dia a dia”, comentou.

Primeira aula

O primeiro dia foi marcado por uma aula teórica e prática com dinâmica em grupo, para que os participantes pudessem entender melhor as etapas de um projeto, desde a sua criação até sua execução. Cada grupo precisou criar um projeto para que outros participantes o colocassem em prática, respeitando as características do produto e os desafios propostos.

Para o superintendente do Centro de Serviços Compartilhados da Codemar, Felipe Batalha Mondin, um dos participantes da ação de formação continuada, a aula foi importante porque estimulou os conceitos dos processos de projeto.

A interação entre as pessoas é muito importante também e a dinâmica foi maravilhosa, porque mostra o que a gente pode fazer em conjunto, além de poder desenvolver práticas e improvisar. Podemos ter criatividade na hora de fazer o trabalho e apresentar o resultado muito melhor do que a gente apresentaria sem esse conjunto”, apontou.

O conteúdo

Estão sendo abordados alguns temas centrais como estratégia (o que é, importância do alinhamento e planejamento), projetos (gestão, rotina, estratégia e gestão ágil), automação de processos (modelagem, mapeamento, prototípicos, testes e produção), BPM, notação BPMN, e outros.

Foto: Ayra Rosa

Programas

Notícias

Fazenda Joaquin Piñero vira ponto turístico agroecológico

Pomar do projeto Inova recebe visitantes O pomar agroecológico do projeto Inova recebeu na manhã deste sábado (24) dezenas de visitantes que foram ao local...

Visita guiada na Fazenda Pública terá transporte com Vermelhinhos

Evento agroecológico será realizado pelo Inova Agroecologia neste sábado (24) Com o intuito de facilitar o acesso à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, neste...

Domingo tem competição de pesca amadora com barco em Maricá

Cerca de 300 pescadores se inscreveram e vão disputar o troféu do Caiaque Fishing em Itaipuaçu O final de semana está chegando e quem estiver...