Comitiva cultural da Bahia visita Museu Casa Darcy Ribeiro para conhecer modelo de gestão

Diretora geral da Funceb, Sara Prado, e equipe estiveram no local nesta quinta-feira

O Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, recebeu, nesta quinta-feira (4), uma comitiva cultural da Bahia para conhecer o modelo de gestão do local,  moradia do sociólogo em Maricá e projetado por Oscar Niemeyer.

Pela primeira vez em Maricá, a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Sara Prado, disse que estava ansiosa para conhecer a cidade e a gestão do Museu Casa Darcy Ribeiro que, segundo ela, está sendo reconhecido em todo o país.

A diretora geral da Funceb, Sara Prado, com o fundador do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o presidente do Ictim, Claudio Gimenez e o diretor de Economia Criativa da Codemar, Sady Bianchin Foto: Leonardo Fonseca

“Quando eu estava para vir para Maricá, muitos amigos que conhecem arquitetura, política e gestão de museu me pediram para conhecer a casa Darcy Ribeiro. Estou muito feliz de poder estar passando por essa experiência, é bacana vivenciar não apenas a magnífica obra do Oscar Niemeyer para o Darcy Ribeiro, mas também a história de Darcy, de Berta e de todo o povo brasileiro”, afirmou.

Ela acrescentou que os trabalhos nas áreas social, cultural e da educação em Maricá fizeram com que a cidade se tornasse essa referência no Brasil.

Foto: Leonardo Fonseca

Além de Sara e sua equipe, estiveram presentes no encontro o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Sady Bianchin; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Ictim), Claudio Gimenez; o diretor de Inovação e Científica do Ictim, Ciro Torres; o subsecretário de Economia Solidária de Maricá, Adauto da Motta Mendonça; o fundador do   bloco afro do Carnaval de Salvador Ilê Aiyê,   Antônio Carlos dos Santos; e a equipe de gestão da Casa Darcy Ribeiro.

Casa Darcy Ribeiro de Portas Abertas

Foto: Leonardo Fonseca

Segundo o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Sady Bianchin, o museu é uma espécie de caleidoscópio que apresenta aos visitantes o saber universal do Darcy como uma pessoa do mundo e, ao mesmo tempo, um saber local de Maricá.

“Aqui abriga o universo da tradição do Povo Brasileiro, livro escrito por Darcy nesta casa. É sempre um prazer abrir as portas do museu para receber gestores profissionais da cultura de outros estados”, disse Sady.

Programas

Notícias

Núcleo de Iniciação de Handebol de Praia é um dos sucessos da Arena da...

Espaço conta com treinamentos e aulas para crianças e jovens, que aproveitam as férias escolares para frequentar ainda mais O handebol de praia foi um...

Codemar apresenta projetos e troca informações sobre cooperativismo com instituição espanhola

Companhia pode aplicar conhecimentos da Fundação Mundukide na melhoria das formas de coletivização do trabalho em Maricá A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) recebeu...

Dia de campo com workshop e tomates especiais na Fazenda Joaquín Piñero

Encontro teve participação do chef italiano Bruno Marasco ensinando receita tradicional da Itália Setenta pessoas participaram do Dia de Campo e Degustação de Pratos com...