Comitiva cultural da Bahia visita Museu Casa Darcy Ribeiro para conhecer modelo de gestão

Diretora geral da Funceb, Sara Prado, e equipe estiveram no local nesta quinta-feira

O Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, recebeu, nesta quinta-feira (4), uma comitiva cultural da Bahia para conhecer o modelo de gestão do local,  moradia do sociólogo em Maricá e projetado por Oscar Niemeyer.

Pela primeira vez em Maricá, a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Sara Prado, disse que estava ansiosa para conhecer a cidade e a gestão do Museu Casa Darcy Ribeiro que, segundo ela, está sendo reconhecido em todo o país.

A diretora geral da Funceb, Sara Prado, com o fundador do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o presidente do Ictim, Claudio Gimenez e o diretor de Economia Criativa da Codemar, Sady Bianchin Foto: Leonardo Fonseca

“Quando eu estava para vir para Maricá, muitos amigos que conhecem arquitetura, política e gestão de museu me pediram para conhecer a casa Darcy Ribeiro. Estou muito feliz de poder estar passando por essa experiência, é bacana vivenciar não apenas a magnífica obra do Oscar Niemeyer para o Darcy Ribeiro, mas também a história de Darcy, de Berta e de todo o povo brasileiro”, afirmou.

Ela acrescentou que os trabalhos nas áreas social, cultural e da educação em Maricá fizeram com que a cidade se tornasse essa referência no Brasil.

Foto: Leonardo Fonseca

Além de Sara e sua equipe, estiveram presentes no encontro o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Sady Bianchin; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Ictim), Claudio Gimenez; o diretor de Inovação e Científica do Ictim, Ciro Torres; o subsecretário de Economia Solidária de Maricá, Adauto da Motta Mendonça; o fundador do   bloco afro do Carnaval de Salvador Ilê Aiyê,   Antônio Carlos dos Santos; e a equipe de gestão da Casa Darcy Ribeiro.

Casa Darcy Ribeiro de Portas Abertas

Foto: Leonardo Fonseca

Segundo o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Sady Bianchin, o museu é uma espécie de caleidoscópio que apresenta aos visitantes o saber universal do Darcy como uma pessoa do mundo e, ao mesmo tempo, um saber local de Maricá.

“Aqui abriga o universo da tradição do Povo Brasileiro, livro escrito por Darcy nesta casa. É sempre um prazer abrir as portas do museu para receber gestores profissionais da cultura de outros estados”, disse Sady.

Programas

Notícias

Em comemoração ao centenário de Berta Ribeiro, “Cine Quintal” leva ficção científica guarani à...

Evento fez parte da programação do seminário de celebração à antropóloga e contou com exibição dos filmes “Javyju” e “Para Berta, Com Amor” Outubro é...

Sob chuva, 4ª Corrida Cidade de Maricá agita Itaipuaçu com atletas profissionais e amadores

Competidores participaram das modalidades de 5km e 21km neste domingo (20) A chuva que caiu em Maricá neste domingo (20) não desmotivou nem um pouco...

Participantes da 4ª Corrida Cidade de Maricá recebem kits para a competição na Orla...

Disputa acontece neste domingo (20), em duas modalidades: 5km e 21km Os inscritos na 4ª Corrida Cidade de Maricá tiveram um gostinho do que vão...